CURSOS PROFISSIONAIS

Historial

A história da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro confunde-se com a história da formação profissional nesta cidade, referência incontornável para milhares de estudantes, que, em sucessivas gerações, aqui adquiriram habilitações técnicas que lhes permitiram a realização profissional nas empresas e na administração pública.

Após vários anos de interregno, em 2007, regressam os cursos profissionais, que foram a génese desta escola, e que hoje coexistem com o chamado ensino regular.

Informações

Na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, existem atualmente 16 turmas de Cursos Profissionais que conferem um diploma de equivalência ao Ensino Secundário, preparando o acesso a formações pós-secundárias ou ao Ensino Superior.

Estes cursos são uma modalidade de educação de nível secundário, que se caracteriza por um ensino prático que recorre à formação em contexto real e simulado de trabalho, aliando a teoria à vertente técnico-prática.

Na candidatura ao Ensino Superior existe também, nalguns cursos, uma percentagem de vagas para alunos do ensino profissional. Os cursos profissionais dão, igualmente, uma qualificação profissional (nível 4) Competências técnicas/ níveis de qualificação profissional), que permite e facilita a entrada no mercado de trabalho, para aqueles que o desejarem, logo após a conclusão do 12º ano.

Os cursos profissionais têm a duração de 3 anos e organizam-se em áreas de formação, a que correspondem distintos cursos. Trata-se de um ensino modular: a formação está organizada em módulos (ou seja, o programa está dividido em unidades de aprendizagem), o que possibilita uma maior flexibilidade e respeito pelos diferentes ritmos de aprendizagem.

O plano de estudos de cada curso integra 3 componentes de formação: Sociocultural, Científica e Técnica.

Indicadores EQAVET

O EQAVET é um instrumento que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização contínuos e regulares. Apresenta-se sumula dos indicadores que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade.

Evolução do número de alunos admitidos por ciclo de formação

Relação entre o número de alunos que manifestam interesse em frequentar o ensino profissional através da pré-inscrição e o número máximo de vagas possíveis (pode ser diminuída em função do número de alunos inibidores)

Relação entre o número de alunos inscritos no 2.º ano do curso em relação ao número de alunos inscritos no 1.º ano – reflete não só o número de alunos que não obtiveram aprovação mas também as desistências, transferências ou anulações de matrícula

Relação entre o número de alunos diplomados até dezembro do ano seguinte ao término do ciclo de formação em relação ao número de alunos admitidos no primeiro ano do ciclo

Relação entre o total de diplomados ativos (emprego ou prosseguimento de estudo) e o total de diplomados no ciclo de formação

Relação entre o número de empregados que exercem na área de formação e o total de diplomados em situação de emprego

Índice de satisfação das entidades empregadoras dos diplomados ativos em situação de emprego (classificação na escala de 0 a 4 nos itens: Competências técnicas inerentes ao posto de trabalho; Planeamento e Organização; Responsabilidade e Autonomia; Comunicações e relações Interpessoais; Trabalho em Equipa). Taxa = média da pontuação obtida / 4

Relação entre o total de diplomados em prosseguimento de estudos (nível 5 ou superior) e o número total de diplomados do ciclo de formação

 

Documentação EQAVET

 

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