CURSOS PROFISSIONAIS

HISTORIAL

A história da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro confunde-se com a história da formação profissional nesta cidade, referência incontornável para milhares de estudantes, que, em sucessivas gerações, aqui adquiriram habilitações técnicas que lhes permitiram a realização profissional nas empresas e na administração pública.

Após vários anos de interregno, em 2007, regressam os cursos profissionais, que foram a génese desta escola, e que hoje coexistem com o chamado ensino regular.

INFORMAÇÕES

Na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, existem atualmente 16 turmas de Cursos Profissionais que conferem um diploma de equivalência ao Ensino Secundário, preparando o acesso a formações pós-secundárias ou ao Ensino Superior.

Estes cursos são uma modalidade de educação de nível secundário, que se caracteriza por um ensino prático que recorre à formação em contexto real e simulado de trabalho, aliando a teoria à vertente técnico-prática.

Na candidatura ao Ensino Superior existe também, nalguns cursos, uma percentagem de vagas para alunos do ensino profissional. Os cursos profissionais dão, igualmente, uma qualificação profissional (nível 4) Competências técnicas/ níveis de qualificação profissional), que permite e facilita a entrada no mercado de trabalho, para aqueles que o desejarem, logo após a conclusão do 12º ano.

Os cursos profissionais têm a duração de 3 anos e organizam-se em áreas de formação, a que correspondem distintos cursos. Trata-se de um ensino modular: a formação está organizada em módulos (ou seja, o programa está dividido em unidades de aprendizagem), o que possibilita uma maior flexibilidade e respeito pelos diferentes ritmos de aprendizagem.

O plano de estudos de cada curso integra 3 componentes de formação: Sociocultural, Científica e Técnica.

LISTA DE ALUNOS PRÉ-ADMITIDOS