Equipa de Comunicação

Quem somos, o que fazemos e como organizamos a Comunicação no Agrupamento

A Equipa de Comunicação foi constituída pela Direção em setembro de 2020. Desde então, trabalha em estreita comunicação com este órgão e em articulação com a Equipa EaD e a Equipa TIC do Agrupamento.

QUEM SOMOS

 Fazem parte da Equipa de Comunicação:

  • Maria João Dias (Direção)
  • Ana Margarida Fonseca (coordenação, site e redes sociais)
  • Miguel Fernandes (site), Henrique Fidalgo (site, redes sociais), Paula Jales (reportagem, fotografia, proofreading)
  • Alexandra Reis (Ensino Pré-Primário e 1.º ciclo)
  • Elsa Rebelo (Sta. Catarina e 2.º ciclo)

MISSÃO DA EQUIPA DE COMUNICAÇÃO

A Equipa de Comunicação tem como objetivos:

  1. Tornar mais fluidas e coesas as comunicações institucionais dentro do Agrupamento, bem como para a comunidade onde se insere.
  2. Gerir e atualizar o site do Agrupamento.
  3. Gerir e articular os conteúdos do site do agrupamento e as respetivas redes sociais (atualmente, Facebook e Instagram), uniformizando e equilibrando as suas publicações e adequando-as (na forma, na extensão e no conteúdo) aos seus públicos-alvo.
  4. Facilitar e estimular a comunicação, a colaboração e a participação dos diferentes stakeholders da comunidade educativa (coordenadores das diferentes estruturas do Agrupamento, representantes de grupo, professores, coordenadores de projetos, associação de estudantes, associação de pais e encarregado de educação, alunos…). Este objetivo concretiza-se pela publicação dos seus conteúdos de âmbito escolar/educativo. Mas também pelo estabelecimento de redes de comunicação e cooperação entre pessoas ou grupos com interesses, objetivos ou projetos comuns.
  5. Rever, adequar e encaminhar para os devidos canais (site, Facebook e/ou Instragram) os conteúdos produzidos ou a publicar, função do seu público-alvo e das linhas editoriais definidas para a página e as redes sociais do Agrupamento.

Assim sendo, a partir de agora, como deverão enviar os vossos conteúdos e para onde?

FLUXO E PROCEDIMENTOS DE INFORMAÇÃO

Para divulgar os vossos conteúdos, notícias, projetos, iniciativas e boas práticas:

  1. Usem o email da Equipa de Comunicação (comunicar arroba aerbp ponto pt). Todos os conteúdos, sejam de que origem forem, devem vir primeiro para este email.
  2. Idealmente, façam os vossos pedidos com 48h de antecedência (ou mais antecedência ainda, pois podemos agendá-los para o dia que desejarem). Os pedidos com menor antecedência poderão não ser publicados nas datas pretendidas, caso haja muitos pedidos de publicação e/ou em função de comunicações que possam ser prioritárias (tendo em conta o atual contexto pandémico). Outros pedidos poderão ser publicados em associação com outros, de temática igual ou relevante.
  3. No corpo do email para a Equipa de Comunicação:
    • Explicitem quem quer publicar o quê, para quando e com que objetivos.
    • Se a notícia for curta, podem usar o próprio corpo do email, sem anexar documentos.
    • Se o vosso texto for um documento, anexem em formato editável – Word ou PowerPoint, por exemplo. Documentos oficiais, panfletos, folhetos, brochuras, cartazes, poderão ser anexados em formato digital estático portátil (pdf), para evitar desformatações. Se o vosso Documento Word tiver muitas formatações, será melhor incluir uma versão em pdf também.
    • Se quiserem incluir imagens, indiquem qual a imagem que desejam que seja o vosso destaque (caso enviem mais do que uma). Façam-no dando o nome “destaque” a essa imagem (destaque.jpg, por exemplo). Escolham imagens de qualidade, de preferência originais e livres de direitos de autor. Se tiverem direitos de autor, digam-nos a fonte. O mesmo para formatos de vídeo. Estes podem ser partilhados por url, sendo que os urls de YouTube ou Vimeo são mais rápidos de publicar.
    • Evitem submeter fotografias de formatos físicos (jornais, revistas, etc.), sendo preferível enviarem-nos um url da vossa fonte (de site ou página de Facebook, por exemplo).

Posto isto, a Equipa de Comunicação revê e publica os vossos conteúdos onde tiverem solicitado, podendo vir a solicitar-vos esclarecimentos ou mais informações antes da publicação. Os vossos conteúdos serão adaptados aos lugares onde forem publicados e aos respetivos públicos-alvo.

Deixarão de ser feitas publicações “diretas” no Facebook ou outros suportes digitais do Agrupamento, a não ser que sejam previamente comunicadas e validadas pela Equipa: por exemplo, PAPs, atividades de turma, participações escolares ou extraescolares de alunos in loco ou virtuais, etc.

Com estas medidas visamos: maior articulação entre todos, comunicações fluidas e publicações equilibradas, provenientes de várias fontes.

PUBLICAR CONNOSCO

Publicar connosco está ao alcance de um simples email.

Convidamos os coordenadores da UAARE, do Centro Qualifica, a Educação Especial, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento, bem como os coordenadores dos diferentes Projetos e Clubes ativos este ano letivo a criar notícias regulares (semanais, quinzenais ou mensais) que possamos publicar no site do Agrupamento, associadas ao respetivo separador.

  • Caso já tenham a vossa própria página (site, Facebook ou outra rede social), enviem-nos esses links. Iremos associá-los ao site (no vosso “espaço”) e às redes do AERBP.
  • Caso não tenham, mas produzam muito conteúdo, sugerimos que criem a vossa própria presença digital (site, página de Facebook ou outra) e que façam a gestão autónoma da vossa presença digital e das vossas comunicações por aí. Divulguem depois esse link à Equipa de Comunicação que, periodicamente, vos (re)publicará e dará destaque. Estamos disponíveis para ajudar com orientações ou sugestões para poderem construir e gerir essa presença digital, basta enviarem-nos um email a solicitar esse tipo de ajuda.

PARCERIA COM CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO E OUTROS PROJETOS

Como divulgado pela Direção, a Equipa de Comunicação é um dos parceiros dos projetos de Cidadania e Desenvolvimento. Por isso, alunos ou professores que desejem orientações ou sugestões para o desenvolvimento desses projetos poderão também contactar-nos, explicando o que gostariam de fazer ou dizendo o que precisam.

Note-se que não faremos os projetos. Daremos apoio, sugestões e orientações após sabermos o que é pretendido. Poderemos também sugerir articulação com outros Projetos ou Clubes, sendo que as opções e decisões finais são da responsabilidade dos proponentes dos Projetos.

Projetos que solicitem a participação ou o parecer da Equipa de Comunicação deverão incluir a menção à Equipa de Comunicação nas respetivas documentações (grelhas, PAA, atas, etc.).

APOIO E DIVULGAÇÃO PARA ALUNOS E PROFESSORES

Como dissemos, poderemos dar sugestões e propor a articulação com outros Clubes e Projetos, ou mesmo outras entidades. Mas também divulgar trabalhos e atividades de sala de aula e levar um pouco das vossas aulas e boas práticas para os alunos em EaD e para a comunidade em geral.

Estão a preparar alguma atividade com alunos que gostassem de divulgar? Há produção de alunos que mereça destaque – imagens de trabalhos, conteúdos áudio ou vídeo (devidamente autorizados)?

Contactem-nos e proponham-nos uma publicação!

Sugestão prática: poderá ser interessante documentar o “antes”, o “durante” e o “depois” da atividade ou produto final.

DE OLHOS POSTOS NO MUNDO

Sempre que possível, daremos destaque a conteúdos ou notícias que possam ser relevantes para a comunidade educativa. De igual modo, procuraremos estar atentos ao que se passar no Concelho. Sendo certo que o âmbito do Agrupamento é educativo e formativo, consideramos o AERBP uma força viva da comunidade caldense, de olhos postos no mundo.