Espaço de debate de questões sociais que afetam a vida individual e coletiva. É no Parlamento que fazes ouvir as tuas propostas junto dos órgãos do poder político.
INTENÇÕES
- Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;
 - Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, dar conhecimento das regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
 - Replicação do modelo da organização política democrática;
 - Incentivar os jovens à participação cívica e política;
 - Sublinhar a importância dessa contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político;
 - Incentivar as capacidades de argumentação na defesa de ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;
 - Desenvolver uma atitude reflexiva e crítica, incidindo em questões sociais.Tema 2022/2023:3º Ciclo do ensino básico e secundário:
Saúde mental nos jovens – Que desafios? Que respostas?
 
ATIVIDADES
Fases do Programa
- 1.ª fase: Escola
- Debate do tema proposto anualmente: pode ser realizado apenas internamente ou com convidados (entidades locais, especialistas, etc.);
 - Processo eleitoral, em que se inclui a Formação de listas candidatas à eleição de deputados, a campanha e a eleição dos deputados à Sessão Escolar;
 - Sessão Escolar, onde se aprova o Projeto de Recomendação da escola e se elegem os respetivos representantes às Sessões a nível distrital ou regional.
 
 - 2.ª fase: Distrito/Região Autónoma
- Realização de Sessões Distritais/Regionais, onde se reúnem os deputados que representam as escolas de cada distrito ou região autónoma, para aprovar os Projetos de Recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e eleger os deputados que os vão representar nesta Sessão.
 
 - 3.ª fase: Assembleia da República
- Realização da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, onde se reúnem os deputados jovens, a nível nacional, representando cada distrito ou região autónoma, na qual se aprova, após debate em Comissões e em Plenário, a Recomendação final sobre o tema daquela edição do Parlamento dos Jovens.
 
 
DESTINATÁRIOS
- 3.º ciclo do ensino básico
 - Ensino secundário
 
CALENDARIZAÇÃO
- Ao longo do ano letivo
 
LOCAL
- ESRBP
 - EBSC
 
RESPONSÁVEIS
- Professora Vera Sousa
 
NOTÍCIAS
No ano letivo 2020-2021, por indicação dos coordenadores nacionais do Projeto, a Assembleia da República e o Ministério da Educação, dar-se-á continuidade ao trabalho iniciado no ano transato, mantendo-se o tema Violência Doméstica e no Namoro.
No ano letivo de 2019-2020 o programa foi interrompido na fase distrital. Os alunos que representaram o Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, tanto no nível do Parlamento dos Jovens – Básico como no nível do Parlamento dos Jovens – Secundário, foram eleitos pelos seus pares, nas respetivas sessões distritais, para representar o seu distrito como Deputados na fase nacional, na Assembleia da República. A Escola muito se congratula com a prestação e o resultado alcançado por estes alunos, que mais uma vez mostraram ser capazes de apresentar e defender as suas ideias, contribuindo para a resolução de problemas que afetam a nossa sociedade.
No presente ano letivo, os nossos alunos eleitos, discutindo o tema com os colegas que com eles participaram no projeto no ano letivo passado, preparam-se para apresentar e debater na Assembleia da República, no próximo mês de maio, as suas propostas para a resolução do problema da Violência Doméstica e no Namoro.

						
					






