PARLAMENTO DOS JOVENS | DESINFORMAÇÃO
«O Impacto da desinformação na democracia e como combater as Fake News» é o tema em debate na presente edição do Parlamento dos Jovens
No dia 26 de Janeiro decorreu no auditório da nossa escola a Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens, tendo sido apresentadas e debatidas as medidas propostas pelas Listas concorrentes para solucionar o problema da Desinformação e o seu impacto na democracia. No período da manhã, essa tarefa ficou a cargo dos alunos do ensino básico, que tiveram a oportunidade de votar as propostas que serão apresentadas na sessão distrital. No período da tarde, os deputados eleitos pelas duas Listas concorrentes (secundário), no escrutínio realizado no dia 20 do mesmo mês, argumentaram e contra-argumentaram na defesa das respetivas medidas, perante uma assembleia atenta. Votadas as medidas que integram o Projeto de Recomendação da Escola, foram escolhidos, por voto secreto, os jovens Deputados que as irão defender junto dos representantes das escolas do distrito, são eles: Francisco Tuna (11ºLH2), David Gomes (11ºLH1) e Leonor Susano (12º CT2). A Joana Trindade (12º CT2) dirigiu os trabalhos, como Presidente da Mesa, sendo candidata à presidência da sessão distrital.
Há a destacar o grande envolvimento dos elementos das Listas no período da campanha eleitoral, o que gerou um impacto assinalável na comunidade escolar e terá levado à reflexão sobre o problema da desinformação e consequências da mesma, quer na esfera pessoal como na estabilidade dos regimes democráticos.
Ficam disponíveis alguns materiais de campanha produzidos pelos nossos alunos, que mereceram toda a atenção do Instituto Português de Juventude e Desporto (IPDJ), entidade que acompanhou a sessão escolar para posterior reportagem de divulgação nacional sobre o Projeto Parlamento dos Jovens.