Reportagem sobre a participação dos alunos do Secundário na sessão nacional do Parlamento dos Jovens
“Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa” foi o tema de mais uma edição do Parlamento dos Jovens, onde, acompanhada pela Prof. Vera Marques, a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro marcou presença, na Assembleia da República, nos passados dias 27 e 28 de maio, de 2024.
Após um longo período eleitoral a nível escolar, com a formação de duas listas, a “C” e a “P”, que levaram centenas de alunos e professores ao Auditório Prof. Paulo Vasques, a ESRBP passou primeiramente pela Sessão Distrital, conseguindo aí ser selecionada para a Sessão Nacional, com uma proposta, duas deputadas (Madalena Mestre e Madalena Caroço) e um jornalista (Martim Rocha).
Nesta terceira, e última fase do projeto, que se dividiu em dois dias, os alunos da escola, em representação do distrito de Leiria, tiveram, primeiramente, a oportunidade de discutir o tema com os deputados de todos os outros círculos, incluindo os de Beja, Braga, Castelo Branco, Portalegre, Viseu e Lisboa, visando a aprovação de um projeto que viria a ser discutido posteriormente, no segundo dia, no Plenário da Assembleia da República.
Deste debate final, na procura duma escola plural e participativa, foram aprovadas doze propostas, entre as quais: “Estabelecimento de programas de integração dos alunos — programas de mentoria, ensino da Língua Gestual Portuguesa e de Braille – e criação de um gabinete de apoio a alunos estrangeiros”; ”Investimento em linhas de transporte escolar facilitando a deslocação dos estudantes, bem como do pessoal docente e não docente” e a “Criação de salas de aula flexíveis (após a garantia das condições básicas a qualidade do ensino), que consistem em salas diferentes, para que os alunos portadores de deficiências físicas e/ou mentais possam ter um espaço que promova a sua evolução cognitiva, adaptando o ambiente com móveis ajustáveis, tecnologia assistida e recursos multissensoriais, promovendo a inclusão”.
Participar na fase nacional foi uma experiência única, não só pela possibilidade de interagir com jovens de todo o país (e não só) como pelo desenvolvimento e promoção de uma cidadania ativa e da própria Democracia.
Por fim, é de destacar também a excelente participação de Vicente Alves, aluno do 11.º ano da ESRBP, que integrou a Mesa da Sessão Nacional na Assembleia da República depois de ter dirigido os trabalhos na sessão distrital.
Aluno Martim Rocha