6
Abr
2023
PARLAMENTO DOS JOVENS | ALUNOS DO AERBP ELEITOS COMO DEPUTADOS
“Saúde mental nos jovens- Que desafios? Que respostas?” foi o tema desta 28.ª edição do Parlamento do Jovens, iniciativa criada pela Assembleia da República, que procura estimular uma maior envolvência dos jovens na vida democrática, fomentando a sua cidadania e conhecimento de como a política e os diversos atos eleitorais funcionam.
Tendo em conta que 42% dos jovens portugueses sofrem de depressão (https://www.publico.pt/…/estudo-revela-depressao…) e um em cada cinco portugueses sofreram sintomas de ansiedade e depressão durante a pandemia (https://noticias.up.pt/um-em-cada-cinco-portugueses…/), o tema deste ano não podia ter sido mais pertinente, numa fase pós-pandemia em que muitos de nós recuperam ainda das sequelas deixadas pelo isolamento e solidão profunda dos longos períodos de confinamento e quarentenas.
No passado dia 21 de março os três deputados representantes do AERBP, Francisco Tuna, Madalena Mestre e Maria Eduarda Branco compareceram na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, que contou com a presença do Sr. Deputado António Sales, numa primeira fase de perguntas e respostas sobre o tema referido. Após essa fase, seguiu-se o debate na generalidade e na especialidade das medidas apresentadas por cada escola para dar resposta ao tema proposto, no qual propusemos as seguintes medidas:
-Aumento na redução dos custos dos serviços de psicologia com ADSE, de 10% para 50%;
-Possibilidade de encaminhamento direto dos alunos, por parte dos psicólogos escolares, para serviços de psiquiatria/pedopsiquiatria;
-Criação de um cheque-psicólogo, a fim de permitir ao Estado que comparticipe nos custos de consultas de psicologia no setor privado.
As nossas medidas não integraram o Projeto de Recomendação do distrito de Leiria, no entanto, ajudámos a desenvolver as três medidas mais votadas, deixando assim a nossa marca na proposta que segue para a Assembleia da República.
Depois das medidas, seguiu-se a votação nas quatro, das vinte e oito escolas presentes, que vão representar o círculo de Leiria na Assembleia da República, na qual os alunos do AERBP ficaram em segundo lugar, contando com doze votos de confiança. Assim, no próximo dia 29 de maio, estaremos nós na Assembleia da República, na Sessão Nacional, em representação do nosso distrito com as ideias constantes do projeto final aprovado no âmbito da segunda fase do projeto.
É um orgulho enorme fazer parte do Parlamento dos Jovens, não só pelo que nos acrescenta como indivíduos, pela experiência que nos confere, mas também por todo o convívio que nos é proporcionado e pela compreensão do mundo da política com que ficamos.
Sempre acompanhados e apoiados pela professora Vera Marques, nunca nos faltou a convicção de que, aos poucos, estamos a contribuir para se dar uma maior atenção, na Assembleia da República, ao problema do declínio, em queda livre, da saúde mental dos jovens. Assunto que consideramos tão importante e fulcral, como jovens que se preocupam com a sociedade e com o meio em que nos inserimos. Estamos cientes da responsabilidade do desafio a que nos propomos e acreditamos que mais e muito melhor possa ser feito nesse âmbito, caso haja uma maior vontade política.
Maria Eduarda Branco, 12SE1