PARLAMENTO DOS JOVENS | 2021-2022
“O impacto da desinformação na Democracia” foi o tema da edição do Parlamento dos Jovens em 2021/2022, tendo os alunos do AERBP a oportunidade de o debater na Sessão Nacional, na Assembleia da República.
O Projeto teve início em setembro com a formação de Listas criadas pelos estudantes, tanto do básico como do secundário. Estas foram oficializadas e divulgadas em Dezembro. Neste período, foram realizadas palestras/debates no auditório abertas à comunidade escolar, tendo sido registada a participação de alunos de muitas turmas. Estas comunicações foram proferidas por convidados externos, o diretor da Gazeta das Caldas, Dr. José Luís Almeida, e um Deputado da Assembleia da República, Dr. Hugo Oliveira.
No 2.° período, depois da campanha e processo eleitoral, realizaram-se as sessões escolares para escolher as medidas que integraram o Projeto de Recomendação e os deputados que iriam representar a Escola na sessão distrital. No ensino básico, pela lista M (Lista única) foram eleitos como deputados os alunos Madalena Mestre, Martim Rocha e, como suplente, Maria Martins, todos do 9.°B. No secundário, e provenientes das Listas concorrentes I e V, foram eleitos como deputados os alunos: David Gomes e Francisco Tuna, das turmas 11º LH1 e 11º LH2, respetivamente, e Leonor Susano, da turma 12º CT2, como suplente.
Posteriormente, decorreu a sessão distrital, em Porto de Mós (secundário), para apresentação dos projetos das escolas participantes. Esta fase contou com a presença de 75 deputados, entre eles, os alunos da A.E. Rafael Bordalo Pinheiro que, além de terem aí sido eleitos para representarem o círculo eleitoral de Leiria, viram o seu Projeto de Recomendação eleito como o melhor projeto.
A sessão nacional do ensino secundário teve lugar na Assembleia da República, nos dias 30 e 31 de Maio (sessão do secundário), aí os representantes do distrito de Leiria tiveram a oportunidade de discutir o tema com os deputados de todos os outros círculos, incluindo Regiões Autónomas, escolas do círculo da Europa (Suíça) e uma escola de Fora da Europa (Cabo Verde). Esta terceira, e última fase, do projeto dividiu-se em dois dias. No primeiro, reuniram-se os deputados pelas seis comissões, nas quais foram discutidos e aprovados os projetos a serem levados a debate na sessão plenária. Esta decorreu no segundo dia, quando os jovens deputados de cada círculo defenderam, em plenário, as suas propostas de solução para o problema da desinformação. Do debate conjunto foram aprovadas dez medidas, entre elas, “Pesquisa e desenvolvimento em Universidades e Centros de Estudo de algoritmos e formas de inteligência artificial capazes de identificar notícias falsas, financiados por uma coligação de órgãos públicos e privados” e “Fomentar a literacia mediática e política para o desenvolvimento de competências, através da sua implementação no Plano Nacional de Educação e com âmbito nas áreas de competências no Perfil dos Alunos (A.C.P.A.S.E.O.)”.
A participação na fase nacional constituiu uma experiência única pela oportunidade do exercício pleno da cidadania concretizado na discussão e procura de soluções para um problema que afeta as organizações democráticas e os cidadãos, ao diminuir o exercício do seu livre arbítrio esclarecido. Foi ainda ocasião para o conhecimento e o convívio entre jovens provenientes de escolas de todo o país e para o debate de ideias respeitando as diferenças de opinião.
Alunos do ensino básico e do secundário que participaram no projeto:
Madalena Mestre; Francisco Tuna; Leonor Susano