LGP | Comemorações do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa
No passado dia 14 de novembro o encontro online “Conta-me, o teu filho também é surdo? – Caminhos partilhados” mostrou o quanto é essencial envolvermos as famílias no processo educativo! Foi um momento de troca de experiências, partilha de desafios e conquistas e relembrar o quanto ainda é necessário fazer na educação bilingue para alunos surdos. Este encontro contou com a presença de três mães, membros da Comissão de Educação Bilingue e da Associação de Famílias e Amigos do Surdos (AFAS).
A 15 de novembro de 1997 a Língua Gestual Portuguesa era reconhecida, pela nossa Constituição, como língua oficial do nosso país, garantindo o respeito e direitos das pessoas surdas, o acesso à igualdade de oportunidades e à informação e preservando a Língua Gestual Portuguesa como elemento identitário da Comunidade Surda.
Celebrar, todos os anos, esta data é também uma oportunidade de reafirmarmos os direitos das pessoas surdas, incentivando a inclusão, a educação bilingue dos alunos surdos e a acessibilidade em diferentes contextos sociais. Este ano transpusemos o “mês azul”, mês de setembro por ter datas tao importantes para a Comunidade Surda, para o dia 17 de novembro e, como sinal de orgulho e escola inclusiva que somos, hasteamos a Bandeira da Comunidade Surda valorizando as pessoas surdas, as suas lutas e conquistas! Com as nossas mãos, pintamos a mesma bandeira que servirá de decoração à porta da sala de LGP.
Os alunos dos 9.ºanos, foram ainda convidados assistir ao filme “Coda – Ao ritmo do coração” que na sua simplicidade aborda temas importantes da surdez, o preconceito, a inclusão e o bullying.











