JUNTOS A LER CAMÕES
No âmbito da iniciativa Ler Camões, integrada nas comemorações do V Centenário do nascimento de Luís de Camões, a Rede de Bibliotecas Escolares desafiou as escolas a assinalarem a data do provável nascimento de Luís de Camões, uma das maiores figuras da literatura portuguesa.
A Biblioteca da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro lançou o desafio à artista residente Sofia Valadas, que, em colaboração com os alunos do Clube de Teatro, dramatizou o poema “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, de Luís de Camões.
A apresentação resultou numa encenação sensível e expressiva, concebida e dirigida pela própria Sofia Valadas, que proporcionou aos alunos uma experiência artística enriquecedora e ao público uma nova leitura do texto camoniano.
A realização do vídeo esteve a cargo dos alunos do 1.º ano do Curso de Técnico de Audiovisuais, sob a orientação do Professor João Pedro Caldeano.
A Biblioteca da EB de Santa Catarina em articulação com os docentes de Português, desafiou os alunos a explorar a obra camoniana através da voz e da expressão artística.
Assim, os alunos foram convidados a realizar uma leitura cantada e declamada do poema/canção “Verdes são os campos”, de Luís de Camões, dando vida às palavras do poeta e promovendo uma aproximação sensível e criativa ao património literário português.
Nesta iniciativa participaram 10 alunos, em representação do 2.º e do 3.º ciclo, que, com empenho e entusiasmo, contribuíram para a valorização da leitura, da poesia e da herança cultural camoniana.
Esta foi uma oportunidade única de valorizar o empenho dos nossos leitores e, ao mesmo tempo, celebrar um dos maiores nomes da nossa literatura.
Junte-se a nós e descubra como o legado de Camões continua a inspirar novas gerações!
Eudora Pereira
Lucília Lopes
ESRBP
EB Santa Catarina











