Curso de Artes Visuais
Se eu dissesse que nunca duvidei de que Artes Visuais seria o meu curso estaria a mentir-vos. Tal como muitos de nós, encontrei-me naquela corda bamba de dúvidas e incertezas que nos invadem o pensamento quando temos nas nossas mãos uma escolha de tal responsabilidade. Sei agora que não me arrependo. Sei agora que artes são o meu curso e que sou efetivamente feliz nesta escola.
Este curso permitiu-me aprender inúmeras técnicas de desenho, que tenho vindo a aperfeiçoar a cada trabalho, e descobrir uma das minhas disciplinas preferidas em que entro em todo um mundo de representação espacial: a geometria descritiva. Enriqueceu também a minha cultura geral, nomeadamente a nível da Historia e Cultura das Artes que tanto nos dá conhecimento e inspiração. É um curso que exige trabalho, dedicação e, sobretudo, paixão. Algo que aprendi é que se estudarmos aquilo que efetivamente gostamos tudo será mais fácil.
Encontro-me, então, no 11.º ano do curso de Artes Visuais na ESRBP. Quando cheguei, rapidamente me apercebi da existência de um bom ambiente escolar, com professores e funcionários sempre prontos a ajudar e a colaborar connosco. É uma escola muito dinâmica: estamos em constante interligação entre disciplinas, com projetos dinamizadores e visitas de estudo.
As instalações são excelentes: salas repletas de luz natural, ótimas para desenhar, e equipamentos específicos para cada curso. Possui diversos ginásios com material de grande qualidade e amplos espaços, quer ao ar livre quer cobertos onde podemos usufruir dos nossos intervalos. Existe ainda um bar, pequeno em metros quadrados mas gigante em qualidade, do qual destaco os croissants mistos de que sou particularmente fã.
Sinto que é uma escola preocupada não só com o nosso bem-estar mas também com a construção do nosso futuro, e não apenas em números numa pauta. Os professores valorizam o nosso esforço e incentivam-nos sempre a melhorar.
E é assim que vivo estes meus anos de secundário, em que faço grandes amizades e construo o meu futuro. Se vos dissesse que não recomendo a passagem por uma escola como esta, que sempre esteve ligada aos artistas e os incentivou, estaria com toda a certeza a mentir-vos.
Rita Caravaca, aluna do 11ºano de Artes Visuais