Curso de Ciências e Tecnologias
Quando estava prestes a ingressar no ensino secundário, tive de tomar uma decisão: que escola escolher? Após muita ponderação, acabei por optar pela Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. Agora, já dois anos depois, em nada me arrependo da minha decisão.
Em primeiro lugar, saliento as instalações, pois estas chamaram-me logo à atenção. Como queria seguir o curso de Ciências e Tecnologias, está claro que os laboratórios foram os espaços que mais me impressionaram. Quando os visitei, imaginei-me logo a trabalhar em frente àquelas bancadas negras e a manusear todo aquele material, o que me deixou bastante entusiasmada. Para além dos laboratórios, todos os restantes espaços da escola, como salas, oficinas e espaços exteriores, também se encontram bastante cuidados e com ótimo aspeto.
Outro ponto merecedor de destaque é a quantidade de projetos e atividades em que os alunos da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro podem participar. Há diversos clubes e concursos que contemplam todas as áreas, pelo que é bastante provável que todos os alunos encontrem alguma atividade do seu interesse. Sendo aluna do curso de CT, destaco algumas das atividades referentes a esta área, como as Olimpíadas da Matemática, da Biologia, da Física e da Química e, ainda, as Olimpíadas da Astronomia. Para além disso destaco a grande variedade de clubes existentes, desde o Clube de Costura ao Clube da Programação e Robótica e ainda o projeto Erasmus +. Participar neste tipo de projetos é garantidamente bastante enriquecedor e torna a experiência do ensino secundário ainda mais especial.
Para além de toda esta informação “mais factual”, destaco ainda o bom ambiente vivido na escola e a boa disposição e simpatia de funcionários e professores. Sendo aluna da ESRBP, acordo de manhã com vontade de ir para a escola. Acredito que isto faz toda a diferença.
Concluo, assim, afirmando que uma boa decisão é aquela que nos permite viver felizes. Temos a sorte de viver num concelho em que há muito boas escolas e um ótimo ensino, pelo que há muito por onde escolher. Assim, é uma questão de optar pela escola que melhor se adapta a nós e onde nos sentimos bem. Para mim, essa escola foi a Bordalo. Vejo agora, passados estes dois anos, que efetivamente tomei a decisão certa.
Laura Pedro Marques, aluna do 11.ºano de Ciências e Tecnologias