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21 Out 2025

20 de outubro | Dia Mundial do Combate ao Bullying

No dia 20 de outubro assinalou-se o Dia Mundial do Combate ao Bullying, momento que nos convida a refletir sobre como fazemos da nossa escola, comunidade e famílias espaços seguros, de respeito e inclusão.

O bullying — seja presencial ou via plataformas digitais — não é “brincadeira”. Tem efeitos reais, duradouros, e afeta o bem-estar das crianças e jovens. Por exemplo:

  • Num estudo global verificou que, em adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, aproximadamente 30,5% relataram ter sido vítimas de bullying (num ou mais dias no mês anterior).
  • A nível internacional, a UNESCO estimou que cerca de um terço dos jovens em idade escolar sofreu bullying em algum momento.
  • Na vertente do cyberbullying em Portugal: num estudo realizado em 23 escolas portuguesas, 7,6% dos alunos relataram ter sido vítimas de cyberbullying pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores, e 3,9% admitiram ter sido autores dessa forma de bullying.
  • Num estudo mais alargado em Portugal, estimou-se que a prevalência de bullying (online + offline) se situava entre 16,2% a 27,5% entre adolescentes.
  • Impacto académico: escolas onde mais de 10% dos alunos são frequentemente vítimas de bullying registam, em média, 47 pontos a menos nos resultados de ciências (numa escala comparativa) do que escolas com menos de 5% de incidência.

Para assinalar este dia, a OPP divulgou uma factsheet destinada a pais, mães e cuidadores, sobre o tema do cyberbullying. Nela poderão encontrar: sinais de alerta, formas de prevenção e dicas de ação perante uma situação de bullying ou cyberbullying.

Consulte aqui a factsheet: https://bit.ly/476QIem

Além disso, sugerem-se estes sites para aprofundar:

Porque esses dados importam para o nosso Agrupamento:

  • Sabemos que não se trata de casos isolados: quando 1 em cada cerca de 3 jovens pode ser vítima, não é uma eventualidade — é um sinal de que todos precisamos estar atentos.
  • O facto de haver cyberbullying mostra que o combate não é apenas «fora da escola» ou «no recreio» — também faz-se no mundo digital que os jovens habitam.
  • Atuar cedo, em conjunto — escola, alunos, famílias, comunidade — faz a diferença: prevenir, intervir, apoiar.
  • Estes dados reforçam que os sintomas podem manifestar-se em dificuldade de concentração, absentismo, isolamento, perturbações do sono ou autoestima — refletindo a importância de termos uma cultura de diálogo e suporte.

O que podemos fazer:

  • Reconhecer sinais de alerta: por exemplo, mudança súbita de comportamento, recusa em ir à escola, uso excessivo/oculto de dispositivos, isolamento de pares ou relatos de exclusão/ameaça.
  • Garantir que há canais de confiança para os alunos (professores, psicólogos, colegas-amigos) partilharem o que vivem.
  • Fomentar o respeito ativo: cada um de nós pode promover inclusão, empatia, intervir quando presencia algo que não está bem, e apoiar quem sofre.
  • Aproveitar a mensagem da OPP para conversar com famílias e cuidadores, sensibilizando sobre o cyberbullying e o uso digital responsável.
  • Educar para o digital: quais são os comportamentos aceitáveis, como responder (não reagir de forma impulsiva), onde pedir ajuda.

Convidamos toda a comunidade do nosso Agrupamento a juntar-se a esta reflexão — e a fazer deste dia um momento de compromisso: “Todos contra o bullying, juntos pela dignidade e bem-estar”.

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