PLANO NACIONAL DAS ARTES | RAFAEL MEDRADO, ARTISTA RESIDENTE DO AERBP
O Projeto Artista Residente insere-se no âmbito do Plano Nacional das Artes.
Com o Projeto Artista Residente, os agrupamentos e escolas interessados podem receber um artista nas suas instalações. Durante o ano letivo, além de ter um ateliê na escola, o artista terá a responsabilidade de apoiar a comunidade educativa, introduzindo mais processos e práticas artísticas.
– Nota à Comunicação Social do DGE/MEC
Rafael Medrado é o artista residente do AERBP desde novembro de 2020. Reconhecido pela sua ação no âmbito do projeto Happening Pensar Fazer Acontecer Mais, participa também no de Artes.
Discreto e versátil, o ator apresenta-se assim:
Eu me chamo Rafael Medrado, sou actor, professor de Teatro e mestre em Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa. Estou a trabalhar como Técnico Especializado, na qualidade de Residente Artístico, através do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar paralelamente ao Plano Nacional das Artes.No âmbito pedagógico, a respeito do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, meu trabalho está voltado especificamente a aperfeiçoar competências de aprendizado. Neste sentido, a partir das diretrizes apontadas pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, por meio da aplicação em sala de práticas e exercícios de representação teatral, venho acompanhando algumas disciplinas e projetos que desejaram usufruir do Teatro como ferramenta de valorização de conteúdos e aprimoramento de capacidades pedagógicas de aprendizado e ensino. Ou seja, através do Teatro, desenvolver outro caminho para potenciar o aprendizado dos conteúdos.Exercícios de consciência corporal/espacial, concentração individual e colectiva e jogos de criação são algumas das actividades implementadas por mim juntamente com atividades voltadas ao aperfeiçoamento de habilidades de comunicação ( expressão oral, formação e organização do discurso e apresentação de trabalhos individuais/grupo).Dito tudo isto, e como o meu ofício principal é na atuação, nada melhor do que apresentar um pouco do meu trabalho como actor. Portanto, deixo dois links de curtas em que atuo.
Mas também poderão encontrar-me na série Até Que A Vida Nos Separe, no ar todas as quartas-feiras, às 21 horas na RTP 1. Em julho deste ano estreio na Netflix Brasil com o filme Carnaval.
Atualmente, como ator residente do AERBP, Rafael Medrado dedica-se a colaborar com novos métodos de ensino e aprendizagem em turmas ou disciplinas. Duas das suas colaborações em curso são com Cidadania e Sociologia. O ator disponibiliza-se para ajudar a implementar novas estratégias de apreensão de conteúdos.