Notícias

24 Fev 2021

E. ESPECIAL | ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM ATIVOS E CRIATIVOS

Já aqui referimos a Sala de Estudo e Aprendizagem + (SEAM), cujos recursos tecnológicos e a organização do espaço de aprendizagem sofisticados são ainda a exceção e não a regra para a globalidade dos alunos. Como lemos no site da UAARE, a filosofia é a de um ensino híbrido que permita aos alunos desenvolver as suas competências com apoio síncrono e assíncrono a distância.

Seria bom poder replicar este modelo de escola do futuro, potenciadora do desenvolvimento de competências do século XXI. Algo preconizado pelo projeto  Future Classroom Lab (FCL), salas de aula do futuro. E como seriam elas?

Sala de aula do futuro – Fonte: Collaborative Innovation Lab

 

Espaços com bons equipamentos (tecnológicos, mas também em mobiliário escolar), multifuncionais e flexíveis, para uma fácil reorganização das aprendizagens e dos alunos. Espaços com zonas definidas para interagir, partilhar, investigar, criar, apresentar e desenvolver. Algo que já tentamos que aconteça, mesmo no atual contexto pandémico e sem as condições ideais “do futuro”.

Atualmente há quem reinvente os espaços e os métodos, tornando as aprendizagens mais ativas e mais criativas.

Numa altura em que todos sentimos as dificuldades do ensino confinado e remoto, a professora Sofia Leal, do Departamento de Educação Especial, propõe-nos uma “visita” à sala de aula mais ativa do mundo.