WEIWE(R)BE | COMPETÊNCIAS DE LITERACIA COM A BIBLIOTECA ESCOLAR
A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, através da Biblioteca Escolar, foi convidada pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela Universidade Aberta a desenvolver durante o ano letivo de 2021/2022, o projeto WEIWE(R)BE: competências de literacia com a biblioteca escolar. Este projeto visa reconhecer e aplicar os critérios subjacentes a uma leitura crítica e ética dos recursos digitais em ambientes virtuais e diagnosticar, planear e executar cenários inovadores de ensino e de aprendizagem, em contexto da BE e curricular.
Nesta formação participaram as turmas do 10.º ano – LH1 e LH2, as professoras Ângela Fonseca (História), Filipa Silva (Geografia) e a professora bibliotecária da ESRBP, Lucília Lopes e decorreu em modo síncrono e assíncrono. Nas sessões síncronas, os alunos puderam contactar com metodologias ativas cujo objetivo foi diagnosticar, planear e executar cenários inovadores de ensino e aprendizagem, com impacto no desenvolvimento das competências de literacia e de comportamentos responsáveis enquanto utilizadores e criadores de recursos digitais e ambientes virtuais.
Na sessão síncrona final, as turmas puderam contactar com experiências diversificadas, nomeadamente, ao nível das práticas realizadas nas outras 4 escolas participantes no projeto, e toda esta partilha de experiências constituiu uma mais-valia extremamente importante para o seu percurso pedagógico e formativo. As turmas LH1 e LH2 estiveram representadas pelas suas porta-vozes, as alunas Bárbara Gama e Margarida Santos (10.º LH1) e Leonor Feliciano e Maria Sancheira Plácido (10.º LH2), cujo desempenho foi amplamente elogiado.