Notícias

29 Mai 2022

UAARE | SESSÃO DE TRABALHO

Sessão de trabalho com os alunos do 1ºano do Curso Técnico de Desporto e alunos-atletas da turma, durante a aula de Psicologia do Desporto

No seguimento do trabalho desenvolvido junto da Diretora de Turma, Estela André, e Conselho de turma, a Professora Acompanhante, Alexandra Sampaio e a Psicóloga, Diana Nogueira, dinamizaram no dia 11 de maio de 2022, uma sessão de trabalho com a turma e os respetivos alunos atletas – Beatriz Castelhano (Atletismo), Francisco Russo (Andebol) e Santiago Batalha (Badminton).

Foi uma conversa muito agradável em que os vários elementos da turma falaram das suas rotinas semanais e dos seus tempos livres. Referimos as horas de levantar e deitar, os percursos para chegar à escola, os hábitos alimentares, os hobbies, a relação com os estudos, o curso, etc. Nesta sequência os nossos atletas falaram de si, do seu dia-a-dia, das distâncias que percorrem para os treinos- o Francisco joga no Sporting e desloca-se diariamente para Lisboa ao final da tarde, regressando a casa por volta da meia-noite – dos sacrifícios para estar numa escola UAARE, que lhes permite melhor conciliar os estudos e o desporto – a Beatriz reside na Benedita e treina nas Caldas; o Santiago reside em Peniche e treina no CAR das Caldas, ficando várias vezes por semana na residência da Federação, já que há treinos às 7:00. Falaram ainda do muito exigente calendário de competições, que lhes ocupa praticamente todos os fins-de-semana e o desgaste físico e emocional que é ser aluno-atleta de rendimento superior. Foi enfatizado o papel da UAARE no acompanhamento escolar, psicológico e desportivo que sentem como muito importante e imprescindível para o alcançar do sucesso em ambas as vertentes.

A turma reagiu de forma muito positiva a esta conversa, mostrando-se muito interessada e entendendo claramente que estes seus colegas têm um percurso muito exigente, muitas vezes de sofrimento, mas também de muitas alegrias e que eles são também parte desses momentos ao apoiá-los em quaisquer das situações e entendendo que, por vezes, nem sempre lhes é possível ser sujeitos aos mesmos modelos de avaliação e/ou acesso às mesmas formas de  aprendizagem e que a Equipa SEAM , que passaram a conhecer melhor, apenas os ajuda nesta caminhada difícil do compromisso dual.

Não restou qualquer dúvida de que os elementos da turma são a claque da Beatriz, do Francisco e do Santiago. São uma equipa! Bem-hajam!