TRABALHO “A MÁQUINA” – CONCURSO IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO
A participação no concurso partiu da proposta apresentada pela professora bibliotecária à titular de turma do 2.º ano e à professora de Artes Visuais, que aceitaram o desafio, demonstrando interesse em explorar e refletir com os alunos sobre os valores humanos em oposição à corrupção, à fraude e ao suborno.
Da reflexão feita com os alunos sobre o tema e de como se poderia transmitir a mensagem através da expressão plástica, pensou-se na construção de um painel. Neste contexto os alunos foram questionados sobre o que deveria conter e não conter o painel para que a mensagem a transmitir fosse clara. Do diálogo que se estabeleceu falou-se de poluição visual e do seu sentido, o que levou à discussão de outras formas de poluição e do processo de reciclagem.
De forma inusitada os alunos associaram a corrupção à poluição. Daí surgiu a ideia de criar A MÁQUINA que triturasse e transformasse a corrupção e todas as atitudes incorretas a ela ligadas, em valores humanos, como se se tratasse de uma reciclagem.
O trabalho foi realizado pelos alunos sob orientação das professoras envolvidas no projeto.