Sala de Processos na I Bienal Cultura Educação
Sala de Processos na I Bienal Cultura Educação
No desenvolvimento do Projeto Cultural de Escola, do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro no âmbito do Plano Nacional das Artes e do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, foi desenhado um novo espaço no nosso Agrupamento – Sala de Processos (https://aerbp.pt/sala-de-processos/)
Criada pela artista residente Amábile Bezinelli, a Sala de Processos acontece na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e na Escola Básica de Santa Catarina. É um projeto que visa a criação de um espaço de fruição artística, onde, com a mediação de um artista responsável, os educandos são orientados a discutir a realidade que os circunda enquanto ponto de partida para a criação em diferentes linguagens artísticas.
Nasce enquanto estratégia para a promoção do sucesso escolar e estabelece-se enquanto fissura na estrutura formal de ensino, criando um espaço de ensino não formal e informal dentro da escola.
Portanto, é assumido que a democratização pressupõe a não ignorância, afirmando a necessidade de combater a inexperiência de participação crítica através das artes.
Este espaço tem uma Agenda Cultural mensal, aberta a toda a comunidade escolar, e fez parte da apresentação oficial da I Bienal Cultura Educação, no Centro Cultural de Belém, na garagem sul, na Exposição “Sala de Aula – Um olhar adolescente”, em Lisboa, no último 23 de março.
Nesta apresentação, participou Maria Leitão, aluna do nosso agrupamento, que apresentou o projeto “Sala de Processos” integrado nesta Bienal e afirmou o seu contentamento e dos colegas, pela iniciativa, pois tinha-lhe permitido expressar e sentir-se sem obrigações, e até a socializar, de “criar sem ser julgada”.
O ministro da Educação, João Costa, citou a jovem aluna afirmando que era uma inspiração, pois “criar sem ser julgado” é um princípio da liberdade.
É de enaltecer o excelente empenho e dedicação da aluna na dinamização deste evento.
A exposição “Sala de Aula – Um olhar adolescente” contou com trabalhos das nossas alunas Beatriz Rego e Isabel Clemente que fizeram parte de um Focus-Group, um trabalho coletivo preparatório da exposição com a curadoria Joaquim Morena, contou com a presença de vários alunos de várias escolas a nível nacional.
Parabéns Maria.
Parabéns Beatriz e Isabel.
Esta atividade insere-se no Projeto Cultural de Escola no âmbito do Plano Nacional das Artes, contou com a presenças das alunas Maria Leitão, Beatriz Rego, Isabel Clemente, Iris, Christiyana e pelas professoras Cecília Correia, Susana Silva e a artista-residente Amábile Bezinelli. A participação do agrupamento foi noticiada em diversos meios de comunicação:
https://www.publico.pt/…/plano-nacional-artes-quer…
https://www.cmjornal.pt/…/plano-nacional-das-artes-quer…
https://bienalculturaeducacao.org/