INTENÇÕES
- A Sala de Processos é um projeto que visa a criação de um espaço de fruição artística, onde, com a mediação de um artista responsável, os educandos são orientados a discutir a realidade que os circunda enquanto ponto de partida para a criação em diferentes linguagens artísticas. Nasce enquanto estratégia para a promoção do sucesso escolar e estabelece-se enquanto fissura na estrutura formal de ensino, criando um espaço de ensino não formal e informal dentro da escola.
O projeto tem, como ponto de partida, o entendimento de que não há educação fora das sociedades humanas e que, por isso, a realidade circundante afeta diretamente a ação educativa. Assim, encontra fundamentos na atual necessidade de promover o pensamento crítico para garantir a participação democrática, incentivar a cultura e a cidadania ativa. - Portanto, é assumido que a democratização pressupõe a não ignorância, afirmando a necessidade de combater a inexperiência de participação crítica através das artes.
ATIVIDADES
- Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro
Vertentes:
– Promotores da Cultura:
Os Promotores da Cultura são responsáveis por desenvolver projetos artísticos e educativos para a comunidade escolar (ex.: debates; apresentações musicais; exibições de filmes; feiras diversas; etc).
Data e Horário: segundas-feiras | 17h-19h (sala de processos | B3 P0)
– Grupo de Teatro
O Grupo de Teatro ensaia semanalmente e apresenta, ao longo do ano letivo, diversas criações artísticas relacionadas às artes cénicas. Data e Horário: terças-feiras | 17h-19h (auditório | B1 P0) - Escola Básica Santa Catarina
– Grupo de Teatro
O Grupo de Teatro ensaia semanalmente e apresenta, ao longo do ano letivo, diversas criações artísticas relacionadas às artes cénicas. Data e Horário: quintas-feiras | 16h-17h30 (auditório)
DESTINATÁRIOS
- Todos os alunos do agrupamento
CALENDARIZAÇÃO
- Ao longo do ano
LOCAL
- ESRBP
- EBSC
RESPONSÁVEIS
- Artista residente Amábile Benzinelli (amabile.bezinelli@aerbp.pt )