INTENÇÕES
“Educar a mente sem educar o coração não é educação.” Aristóteles
- Implementação do Modelo de Aprendizagem SocioEmocional na Escola Básica de Santa Catarina.Esta iniciativa teve início no ano letivo 22/23 e surgiu da necessidade emergente de dar resposta às dificuldades e desafios atuais que condicionam o sucesso e aproveitamento escolar dos nossos alunos, nomeadamente em questões relacionadas com a indisciplina, o desafeto, a ausência de compromisso, o desinvestimento académico, a alienação e a relação pedagógica.
OBJETIVOS
- Entender o papel abrangente da escola, como espaço social e de aprendizagem, na promoção do desenvolvimento e na formação global de crianças e adolescentes, não incidindo apenas no seu desenvolvimento cognitivo, mas também no seu desenvolvimento social e emocional;
- Promover a autodisciplina, a motivação e o envolvimento escolar dos alunos, com base em dinâmicas de capacitação ao nível da gestão de emoções, da auto-regulação e da relação como outro;
- Formar alunos mais informados, mais responsáveis, mais empáticos, mais produtivos e mais ativos na sociedade, promovendo a participação ativa na sociedade e a cidadania;
- Incentivar ao papel ativo, participativo e responsável das famílias no processo educativo dos seus educandos, em específico e na dinâmica de toda a comunidade escolar, em geral.
ATIVIDADES
Dinamização de Encontros, Workshops e outros eventos de sensibilização e promotores do desenvolvimento de competências socioemocionais junto de toda a comunidade educativa: corpo docente e não docente, alunos, famílias e comunidade.
DESTINATÁRIOS
- Alunos da Escala Básica de Santa Catarina
CALENDARIZAÇÃO
- Ao longo do ano letivo
LOCAL
- EBSC
RESPONSÁVEIS
- Patrícia Isabel Duarte dos Santos