INTENÇÕES
- Focalizar a atenção dos alunos nos processos de leitura, desenvolvendo a capacidade de ler textos de diferentes graus de complexidade.
- Tornar o Projeto de Leitura uma forma de reconciliar os alunos com a leitura enquanto prazer.
ATIVIDADES
- Em regime de coadjuvação e em rotatividade quinzenal, são desenvolvidas atividades de leitura dentro das Aprendizagens Essenciais (incidindo na compreensão/interpretação/construção de inferências), acompanhadas de pequenos exercícios de produção escrita orientada, na modalidade de oficina, e atividades com contos ou pequenos textos.
- Parceria com Cidadania e Desenvolvimento, essencialmente, dentro dos domínios do 1.º grupo para esta faixa etária (Direitos humanos, Igualdade Género, Interculturalidade, Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Saúde).
DESTINATÁRIOS
- Alunos dos 10.º anos e 1.º anos dos Cursos Profissionais
CALENDARIZAÇÃO
- Rotatividade quinzenal, num dos tempos da aula de Português (50 min.), todas as turmas que iniciam o Secundário (13 turmas – dos cursos científico-humanísticos e dos profissionais), desenvolverão atividades/exercícios de focalização na leitura e na escrita.
RESPONSÁVEIS
- Noémia Machado (nmachado@esrbp.pt )
- Teresa Saramago (tsaramago@aerbp.pt )