DEFINIÇÃO
Os Cursos Científico-Humanísticos correspondem a diferentes domínios de conhecimento e têm como objetivo principal a preparação para continuar os estudos no Ensino Superior.
Compreendem 3 anos letivos (10º, 11º e 12º) e conferem um diploma de ensino secundário (12º ano) bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).
O Curso de Ciências Socioeconómicas é um dos quatro cursos Científico-Humanísticos existentes e tem por objetivos dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilite o conhecimento e a compreensão do mundo contemporâneo e dos seus principais problemas socioeconómicos.
Este curso permite compreender conceitos essenciais de ciência económica, normas básicas da contabilização da atividade económica das sociedades e aspetos relevantes da sua organização económica; conhecer os aspetos fundamentais das economias portuguesa e da União Europeia e compreender as dinâmicas histórica, geográfica, económica e social.
A frequência do ensino secundário é obrigatória e destina-se a jovens entre os 15 e os 18 anos.
SAÍDAS PROFISSIONAIS MAIS COMUNS
- Área de Economia, Gestão e Contabilidade
- Administração
- Auditoria e Fiscalidade
- Contabilidade
- Economia
- Finanças
- Gestão
- Negócios Internacionais
- Área de Direito, Ciências Sociais e Humanidades
- Animação Sociocultural
- Comunicação
- Criminologia
- Direito
- Estudos Europeus
- Arqueologia
- Ciências da Linguagem
- Filosofia
- História
- Secretariado
- Tradução
- Área das Ciências
- Astronomia
- Matemática
- Estatística Aplicada
MATRIZ CURRICULAR
No âmbito da sua autonomia, as escolas têm liberdade de organizar os tempos letivos na unidade que considerem mais conveniente desde que respeitem as cargas horárias semanais estabelecidas.
Componentes de formação | Disciplinas | Carga horária semanal(tempos de 50 minutos) | ||
10º ano | 11º ano | 12º ano | ||
Geral | Português | 4 | 4 | 5 |
Inglês VI | 4 | 4 | – | |
Filosofia | 4 | 4 | – | |
Educação Física | 4 | 4 | 4 | |
Subtotal | 16 | 16 | 9 | |
Específica | Matemática A | 6 | 6 | 6 |
Escolhe duas disciplinas deste grupo | ||||
Economia A Geografia A História B |
6 6 6 |
6 6 6 |
– – – |
|
Escolhe uma ou duas disciplinas deste grupo | ||||
Economia C Geografia C Sociologia |
– – – |
– – – |
4 4 4 |
|
Escolhe uma disciplina deste grupo caso só tenha escolhido uma do grupo anterior | ||||
Antropologia Aplicações Informáticas B Clássicos da Literatura Economia C Filosofia A Geografia C Psicologia B Inglês (Continuação da formação geral 10º e 11º ano) |
– – – – – – – – |
– – – – – – – – |
4 4 4 4 4 4 4 4 |
|
Subtotal | 18 | 18 | 14 | |
Educação Moral e Religiosa (frequência facultativa) | 1 | 1 | 1 | |
Total | 34 a 35 | 34 a 35 | 23 a 24 |
NOTA: A abertura das disciplinas de opção está condicionada à existência de pelo menos 20 inscrições.
LEGISLAÇÃO
- Lei nº85/2009, de 27 de agosto (Estabelece o regime de escolaridade obrigatória e consagra a universalidade da educação pré –escolar e estabelece medidas que devem ser adotadas no âmbito dos percursos escolares dos alunos para prevenir o insucesso e o abandono escolares)
- Decreto-Lei 176/2012 de 2 de agosto (Regula o regime de matrícula e de frequência no âmbito da escolaridade obrigatória)
- Decreto-lei 139/2012 de 5 de julho (Estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão dos currículos dos ensinos básico e secundário, da avaliação dos conhecimentos a adquirir e das capacidades a desenvolver pelos alunos e do processo de desenvolvimento do currículo dos ensinos básico e secundário)