O “EDIFÍCIO DO BOM CIDADÃO”
Trabalho vencedor na categoria de 2.º ciclo – Concurso Imagens contra a Corrupção, 9ª Edição / 2020-21.
http://concursos.cpc.tcontas.pt/2020-2021/escola.php?esc=Ubuk43M&niv=3
A participação no concurso partiu da proposta apresentada pela professora bibliotecária e foi acolhida pela diretora de turma do 5.ºA e pela professora de Cidadania e Desenvolvimento, pelo interesse em refletir com os alunos o tema da corrupção, do suborno e/ou da fraude relacionando-o com as questões da ética e da cidadania.
Este trabalho foi realizado integralmente em E@D. Salienta-se o interesse e a disponibilidade do grupo de alunos e o apoio dos encarregados de educação para reunir com a diretora de turma e a professora bibliotecária fora do horário letivo. Só desta forma foi possível a sua concretização.
Uma vez que nos encontrávamos em regime E@D, em reunião com os alunos na plataforma Zoom discutiu-se a forma de apresentar o trabalho em cujo espaço da ação e a mensagem a transmitir se enquadrasse nos tempos que estamos a viver na atualidade. Da discussão surgiu a ideia de transformar o espaço da reunião num “edifício” cujas “janelas” seriam da casa de cada um e de criar um diálogo entre ´”vizinhos”, que representariam por um lado a personificação do bem (os valores) e por outro lado a personificação do mal (a corrupção, o suborno e/ou a fraude). Surgiu assim o “Edifício do Bom Cidadão”.