FOCO | Laboratório d’Estórias em FOCO
A peça de cerâmica “Monte das Oliveiras” – criação do Laboratório d’Estórias -, acompanhada do texto da Joana Bértholo com o mesmo título, foi a fonte de inspiração para uma sessão do projeto “FOCO: leitura e escrita, no Secundário”, dinamizada pelas professoras Noémia Machado e Teresa Saramago.
Para culminar este momento, convidámos a Rute Rosa e o Sérgio Vieira, criadores deste projeto artístico, para uma conversa com os alunos das turmas de artes do 10º ano, AV1 e AV2/CT4. As professoras de Português, Lara Maranhão, e de Desenho A, Maria José Rocha, também estiveram presentes, na biblioteca da escola, nesta manhã chuvosa de 11 de fevereiro.
Diz-nos um texto publicado no Público que “neste laboratório não há tubos de ensaio. Há memórias e histórias da cultura popular portuguesa aliadas à tradição da cerâmica das Caldas da Rainha”.
A Rute, após 15 anos a trabalhar em fábricas de cerâmica, precisava de criar o seu próprio emprego, e é desta forma que em 2013 nasce este projeto. Tanto a Rute quanto o Sérgio vêm da área do design e a Rute estudou cerâmica na Escola Artística António Arroio. Aliaram o seu saber académico e a sua experiência à tradição da cerâmica da cidade. Adicionaram desenhos com formas contemporâneas e o resultado foi um espaço experimental de design que se inspira nas estórias da cultura portuguesa, reinventa objetos tradicionais e com eles conta novas estórias.
Procuram saberes ancestrais nos produtores e artesãos nacionais que com eles colaboram, saberes estes que se conjugam com os dos designers, ilustradores, escritores, possibilitando um diálogo permanente entre gerações.
Este projeto tem, ainda, um alcance social, valorizando o trabalho de todos, mesmo daqueles que se possam encontrar à margem, como as mulheres do Estabelecimento Prisional de Tires, que colaboraram na confeção das golas de rufos para a peça com o mesmo nome.
As figuras que criam e as histórias que as acompanham andam pelo mundo, pois este já é um negócio internacional.
A par deste universo criativo, também passam o que sabem e sentem a alunos na ESAD, inspirando outros nas suas criações…
Foi uma honra receber a Rute e o Sérgio que, a par da apresentação preparada para os nossos alunos, responderam às suas questões e mostraram algumas das suas belíssimas peças de arte.
Parte do texto é uma adaptação da notícia publicada em
https://www.publico.pt/2019/03/11/p3/noticia/laboratorio-destorias-1863708