ERASMUS + | MÁLAGA, ESPANHA
No passado dia 16 de outubro, no âmbito do projeto Erasmus+ – NOE, os alunos James Camacho, Inês Duivenvoorden, Júlia Henriques, Lucas Jesuino, Madalena Silva, Maria Madalena Santos, Rafael Camacho, Ricardo Saloio e Tiago Luís, acompanhados pelas professoras Eudora Pereira e Filipa Silva, rumaram a Málaga para se juntarem aos colegas da Eslováquia, Espanha e Itália, parceiros neste projeto.
A semana foi vivida intensamente por todos nós com visitas a pontos históricos em Málaga e Granada – lugares de memória que marcaram a história da Andaluzia de forma trágica no período da Segunda Guerra Mundial e do Franquismo, percorremos lugares como a Carretera de Alfacar, a Viznar, em Granada, La Desbandá Málaga Almería – Ponte de Maro – La Carretera de la Muerte, Torre del Mar e Rincón de la Victorià, na zona de El Cantal. Os alunos assistiram ainda a aulas dos seus colegas anfitriões, participaram em diferentes atividades e desenvolveram trabalhos em dinâmicas de grupo com os parceiros do projeto – criação de short movies subordinados ao tema “Fake News Invasion”.
Merece igualmente destaque o trabalho preparado pelos nossos alunos, que consistiu numa pequena sátira, organizada por ordem cronológica, pautando-se por quatro momentos importantes da nossa história (Inquisição, Absolutismo, Ditadura e Extremismo, na atualidade). Os trabalhos foram apresentados no último dia, num ciclo de cinema organizado pela escola anfitriã, para todos os alunos, professores e famílias envolvidas, seguindo-se a este um lanche partilhado.
Registe-se o balanço desta experiência nas palavras dos nossos alunos:
- “Nesta saída vivenciámos momentos inesquecíveis de aprendizagens, de partilha e de companheirismo.”
- “Foi uma experiência inesquecível, conhecemos pessoas incríveis e histórias que jamais esqueceremos. Foram dias cansativos, de passeio, de trabalho de convívio e sobretudo de partilha constante. Saímos daqui mais ricos e com a grande certeza de que pertencemos a uma grande comunidade de pessoas que querem tornar este mundo um lugar melhor e mais justo, onde não reina o ódio nem a maldade, mas a justiça e a equidade. Através das histórias que fomos ouvindo tornámo-nos cidadãos mais conscientes da realidade e do nosso passado, e também nos tornámos mais cientes da melhor forma para dar testemunho sobre situações de extremismo, para que tenhamos sempre a nossa voz erguida e não tenhamos medo nunca de expressar o que sentimos. Para além de tudo isto, vamos levar pessoas para a vida e no nosso coração – Málaga vai ter sempre o seu lugar. Tudo seria diferente se não tivéssemos duas professoras incríveis a acompanhar-nos. Estamos muito gratos.”