Como vai ser o Ensino à Distância (EaD) para os alunos que fiquem temporariamente em casa (isolamento)
ESTOU EM CASA E AGORA?
Como aluno, o teu trabalho será, sobretudo, em autonomia e assíncrono (acompanhado pelo teu professor à distância a horas diferentes das aulas presenciais), pois é possível que os professores estejam a dar aulas aos outros alunos da tua turma e a cumprir o seu horário. Por outro lado, não há equipamentos suficientes ou qualidade de rede no AERBP que garantam aulas síncronas na escola, estilo “videoaulas” em direto.
COMO DEVO ORGANIZAR-ME
Estando em casa, é importante manter uma rotina escolar normal e não acumular trabalho.
Eis o que deves fazer:
- Usa o teu email e deixa as notificações do Classroom ativas durante o dia para não perderes informação.
- Consulta o Inovar diariamente para sumários, presenças, adendas ou anexos ao sumário e calendarização de testes presenciais ou outras atividades.
- Usa o Classroom e acompanha as aulas de cada disciplina por lá, realizando todas as atividades propostas.
- Tira dúvidas através do Classroom, antes de entregar ou submeter um trabalho.
- Aguarda pelos comentários ou feedback do professor, tendo em conta que a partir das 18h30 ou aos fins de semana esse feedback, provavelmente, não será dado.
- Cumpre os prazos de entrega. Se precisares mais tempo, diz ao professor com antecedência, e explica porquê.
- Consulta o Calendário Google para saberes se tens videoconferências marcadas.
VAI HAVER VIDEOCONFERÊNCIAS?
O período de quarentena é curto. Por isso, poderá não haver videoconferências ou não haver para todas as disciplinas ou serem a horas diferentes da tua aula habitual. Mas, se te forem marcadas sessões online por videoconferência, é importante cumprir as orientações que se seguem.
DURANTE AS VIDEOCONFERÊNCIAS
As videoconferências (por Meet, Zoom ou outra ferramenta do género) são cruciais para tirar dúvidas, apresentar trabalhos, trabalhar com colegas e ter uma explicação em tempo real por parte do teu professor.
As videoconferências são fundamentais para comunicar verbalmente (e sem máscara!).
Mas a comunicação não verbal também é muito importante. Ver o teu rosto é muito importante para se perceber se estás ou não a acompanhar as coisas, e até para a tua avaliação nessa sessão síncrona. Por isso, é importante que estejas de câmara ligada. Sobretudo, se o professor te pedir isso durante as videoconferências.
Resumindo, nas videoconferências:
- está presente a horas;
- mantém o microfone desligado quando não estás a falar, mas a cara visível (podes ocultar o teu espaço com um fundo de ecrã no Meet, por exemplo);
- pede a vez para falar de dedo no ar ou no chat e não interrompas os outros;
- mantém-te atento, ativo e participativo.
E SE O MEU PROFESSOR ESTIVER EM ISOLAMENTO?
Se o professor estiver em isolamento e os alunos na escola, a rotina escolar cumpre-se normalmente.
Mas a permanência em sala sem haver professor poderá não ser possível. Neste caso, os alunos poderão consultar (no seu telemóvel) as atividades e realizar os trabalhos propostos à hora da aula (do professor em isolamento) ou noutra hora após o seu horário escolar. Se estiverem na escola, poderão estudar e trabalhar em pequeno grupo nos espaços livres existentes (Biblioteca, mesas no espaço exterior disponíveis, cantina, se disponível), mantendo o distanciamento e as regras de segurança.
Os alunos que estejam em casa, em isolamento, devem realizar as atividades que tenham sido propostas via Inovar ou Classroom.
EM ISOLAMENTO, MAS LIGADO E SAUDÁVEL
Acabar o dia de escola é tão importante como manter uma rotina de trabalho: consultar o que há para fazer, responder via Classroom ao que for preciso, entregar trabalhos e estudar.
Por isso, quando acabares as atividades letivas, faz outras coisas (exercício em físico em casa, descontrair, meditar, relaxar…).
Mantém-te saudável, alimenta-te bem e dorme o necessário. E, claro, continua ligado aos amigos, aos colegas e aos professores.
Para mais informações, consulta também as outras páginas do site sobre EaD.
Curadoria de recursos / tutoriais de apoio ao EaD, selecionados por ferramentas e aplicações em uso no AERBP
Uma coletânea para poupar tempo e encontrar exatamente o que se precisa
AULAS POR VIDEOCONFERÊNCIA
11 coisas a evitar numa videoconferência
www.apensarem.net - A pensar em
CLASSROOM
www.apensarem.net - A pensar em
CLASSROOM
Tutor.hugo.pt - Explicar e Simplificar as TIC
GOOGLE DRIVE
www.apensarem.net - A pensar em
GOOGLE MEET
Tutor.hugo.pt - Explicar e Simplificar as TIC
GOOGLE MEET
www.apensarem.net - A pensar em
GOOGLE SUITE
Tutor.hugo.pt - Explicar e Simplificar as TIC