Dia Nacional da Cultura Científica
A cultura científica foi celebrada na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro com a realização de diversas atividades que envolveram a Biblioteca Escolar, o grupo de Física e Química e a artista residente, Amábile Bezinelli. Pretendeu-se, assim, valorizar a cultura científica, a História e a Literatura, utilizando a Química como veículo de aproximação dos alunos à leitura.
No dia 21 de novembro, as turmas de 10.º CT1, 10.º CT2, 11.º CT1 e 11.º CT3 assistiram à palestra “Livros com Química”, proferida pelo professor doutor Sérgio Rodrigues, do Departamento de Química da Universidade Coimbra, que os conduziu por uma original viagem à descoberta de testemunhos da presença da Química em obras literárias tão diversas, como Os Maias, “Amor de Perdição” ou “Memorial do convento”.
Durante toda a semana esteve patente na Biblioteca Escolar uma mostra bibliográfica subordinada ao tema das ciências.
No dia 24 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Cultura Científica, um grupo de alunos do 12.º ano (opção Química), orientados pela artista residente Amábile Bezinelli, dinamizaram na Biblioteca Escolar, uma tertúlia poética, declamando poemas de António Gedeão para uma assistência constituída por alunos do 10.º CT3 e 9.º B. A manhã terminou com um lanche temático “Explosão química de sabores”, em que alunos e professores puderam conviver e homenagear esta figura ímpar da cultura científica e da poesia em Portugal.
O Dia Nacional da Cultura Científica, efeméride celebrada em Portugal desde 1996, foi instituído em homenagem a Rómulo de Carvalho (1906-1977), figura conceituada da ciência em Portugal, professor, pedagogo e poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.
Amábile Bezinelli
Ana Isabel Blazquez
Michel Pimenta
Lucília Lopes
Soraia Benjamim