DIA ABERTO – AERBP
Os alunos visitantes – 9.º ano da Escola Básica de Santa Catarina e da Escola Básica D. João II, foram recebidos com as boas-vindas do diretor e da subdiretora do nosso Agrupamento.
Os professores coordenadores dos cursos profissionais e dos cursos científico-humanístico apresentaram a oferta formativa da escola, acompanhados por testemunhos de alguns alunos da escola, que integram clubes, projetos, a UAARE, a Associação de Estudantes, etc. Houve também a atuação do aluno Martim Marques, do 10.º ano, do ensino articulado, com um momento de guitarra.
Um coffee break foi organizado pelo curso de Turismo, responsável também pelo encaminhamento dos alunos visitantes na chegada à escola.
Os cerca de 130 alunos (manhã) e os 150 alunos (tarde), foram separados em grupos de 10 elementos, acompanhados por alunos do 10.º ano e 1º CP, voluntários, compenetrados do seu papel enquanto representantes da escola, que circularam identificados com estandartes e t-shirt. Seguiram roteiros pré-definidos pelos diversos espaços da escola – zonas funcionais (bar/refeitório), Biblioteca Escolar, mas centrando-se nos locais com aulas a decorrer ou com atividades exemplificativas específicas do curso/área disciplinar, a saber:
1.Antigo átrio da escola – Oferta Formativa
No antigo átrio, fez-se uma exposição da oferta formativa por curso/oferta, numa articulação muito interessante entre as disciplinas e os cursos da escola. A animação foi muita, fruto das atividades e exemplos mostrados, todos muito atrativos.
2. Pavilhão
Mostraram-se atividades exemplificadas por alunos dos três anos do curso profissional de Técnico de Desporto: escalada, “laser gun”, tiro ao alvo com arco, desportos coletivos, desportos individuais, bem como a apresentação da sala de musculação.
3. Laboratórios de Biologia
Uma aula com o 10.º ano exemplificou a matéria em curso: pigmentos fotossintéticos e transporte nas plantas.
4. Laboratórios de Física e Química
Na sala de preparação e sala de aulas os alunos apresentaram os equipamentos do laboratório e demonstraram uma experiência em curso – a síntese de uma resina.
5. Salas de Informática
As duas salas visitadas serviram, essencialmente, para apresentar os cursos de Técnico de Sistemas de Informação e Programador de Informática, com exemplos do trabalho de ambos que os distinguem: numa sala, falou-se de arduínos e micro-controladores, mais ligados à manipulação de ferramentas, numa aula de Prática Simulada; noutra, do desenvolvimento de aplicações e software, que exigem a capacidade de concentrar dezenas de linguagens de programação.
6. Sala de Audiovisuais
Os alunos do Curso Profissional de Audiovisuais estiveram presentes nas atividades dos Dias Abertos do agrupamento. Fizeram o registo audiovisual do evento, mantiveram os espaços específicos do curso, a sala dos mac’s e o estúdio abertos e para partilha com todos os que nos quiseram visitar. Esclareceram dúvidas, partilharam experiências.
7. Oficina de Eletrotecnica
A turma do 3.º ano do curso de Técnico de Eletrónica e Automação apresentou exemplos de projetos já desenvolvidos ou que estão em consecução, nomeadamente um sistema de enchimento e transporte de embalagens/caixas (uma prova de aptidão profissional (PAP) do ano anterior) e um portão automático com comando à distância (uma PAP deste ano).
8. Oficina de Mecânica
Com dois alunos-guia e com a restante turma do 1.º ano do curso profissional de Mecatrónica Automóvel a exemplificar, criou-se na oficina uma rota para mostrar: simuladores (de ar condicionado; ABS; motores – a gasolina e a gasóleo); a área da serralharia; instrumentos e ferramentas específicas da área.
9. Salas de Artes | Multimédia
O espaço dedicado às artes foi decorado com fitas, numa instalação sensorial e visual muito eficaz. As salas abertas mostraram o trabalho das disciplinas de Desenho e Geometria Descritiva, bem como todos os trabalhos expostos. A sala de processos, neste bloco, foi igualmente visitada.
No fim, muita alegria reinou hoje nos corredores da escola.