Notícias

18 Jan 2023

CTE | O AERBP ESTÁ DE PARABÉNS!

Após um árduo trabalho que, pela escassez de tempo, retirou as tão merecidas férias de verão a alguns, o AERBP, no âmbito do concurso público para a criação de 365 Centros Tecnológicos Especializados (CTE) a nível nacional, viu aprovadas as suas candidaturas à implementação de dois destes CTE.

Na área de influência da Oeste CIM, onde está prevista a criação de 14 CTE, dos quais 6 em instituições de ensino públicas e 8 em instituições de ensino privadas, as vagas existentes para as instituições de ensino públicas foram ocupadas nesta primeira fase do concurso com a aprovação de: CTE de Informática – no Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Agrupamento de Escolas de Cister (Alcobaça) e Escola Secundária de Peniche; CTE Digital – na Escola Secundária de Peniche; CTE Industriais – no Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

As duas candidaturas aprovadas no Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, com possibilidade de investimento num valor aproximado de 2,7 milhões de euros, irão permitir, além da criação espaços de aprendizagem modernos e interativos, apetrechar esses espaços com a mais moderna tecnologia de ponta e proporcionar aos alunos uma formação especializada em áreas específicas e prioritárias em cada um dos CTE. 

O CTE de Informática irá permitir aos alunos dos cursos profissionais de Técnico de Informática – Sistemas e Programador/a de Informática o desenvolvimento de competências técnicas especializadas, entre outras, nas áreas da Realidade Virtual (RV)/Realidade Aumentada (RA), Aplicações de Gestão Empresarial e Arquitetura de Sistemas e Redes.

O CTE Industrial irá proporcionar aos alunos dos cursos profissionais de Técnico de Mecatrónica Automóvel, Técnico de Eletrotecnia e Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores o desenvolvimento de competências técnicas especializadas, entre outras, nas áreas da Mobilidade Elétrica, Robótica Industrial e Automação e Controlo.

Estas áreas prioritárias foram definidas com as autoridades e parceiros locais e regionais, com os quais foram assinados diversos protocolos de cooperação.

A execução física das candidaturas agora aprovadas irá decorrer, de forma faseada, entre 2023 e 2025.

O caminho faz-se caminhando e este é mais um passo no processo de transformação do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro numa instituição de ensino de excelência. 

Obrigado a todos os docentes e não docentes que, com o seu empenho, dedicação e muito do seu tempo pessoal, tornaram possível este resultado. Obrigado a todas a entidades públicas e privadas, locais, regionais e nacionais, em especial ao poder local do município de Caldas da Rainha, que, com a sua disponibilidade e colaboração, tornaram igualmente possível este resultado. Estamos todos de parabéns!