A CIÊNCIA NA BORDALO, O CLUBE CIÊNCIA VIVA DO AERBP
No âmbito do programa de alargamento da rede de Clubes de Ciência Viva na Escola (CCVnE), foi aprovada a criação de um CCVnE no AERBP, que terá como espaço físico a sala B2P1S6 e ainda a sala B2P1S11 para as atividades relacionadas com as áreas de informática.
Os CCVnE visam a promoção do ensino experimental das ciências e técnicas e da cultura científica no ensino básico e secundário, e ensino profissional.
A Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola tem o intuito de:
- apoiar o desenvolvimento e a dinamização de espaços de ciência nas escolas;
- estimular a partilha de recursos e conhecimentos entre as entidades que integram a Rede, e
- realizar ações de capacitação de professores e a dinamização de encontros para reflexão/discussão de perspetivas, práticas e metodologias para o ensino das ciências.
Este CCVnE, cuja designação é “A Ciência na Bordalo”, desenvolver-se-á em torno das seguintes áreas temáticas: Ambiente, Artes, Biologia, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Humanas, Físico-química, Geologia, História, Informática, Matemática, Programação, Robótica, Saúde e Sustentabilidade.
O plano de intervenção do CCVnE “A Ciência na Bordalo” para 5 anos prevê as seguintes ações: implementação de um clube com funcionamento regular; disponibilização de recursos materiais e humanos para a comunidade escolar; realização de conferências/colóquios/debates; realização de visitas de estudo e aulas de campo; visita a instituições científicas/instituições do ensino superior/museus; formação de docentes; realização de “Feira da Ciência”; divulgação de atividades científicas realizadas pelos alunos – “Encontro de ciências”.
Para já, o CCVnE “A Ciência na Bordalo” tem protocolos de parceria com o CFAE Centro-Oeste e o Instituto Politécnico de Leiria.