Notícias

23 Fev 2021

UAARE – DIOGO DANIEL – BADMINTON

Centro de Alto Rendimento de Caldas da Rainha (CAR Badminton)
Diogo Daniel
Atleta (UAARE) na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

O meu nome é Diogo Daniel, tenho 18 anos de idade e vivo e estudo em Caldas da Rainha.

Comecei a praticar badminton aos 11 anos de idade, em 2011, num campo de férias no Centro de Alto Rendimento de Caldas da Rainha (CAR Badminton) por influência da minha mãe. A partir daí, tornei-me atleta federado no clube MVD – Movimento Desportivo, e a paixão por esta modalidade foi aumentando. Em 2015, estreei-me nas competições nacionais e, em 2018, tive conhecimento que poderia representar Portugal em competições internacionais de Para badminton. Assim, em junho de 2018 fui classificado pela Badminton World Federation (BWF) na classe de SL4 (Standing Lower) o que me permitiu participar no Irish Para-Badminton International (Dublin, Irlanda) e a partir daí participei em diversos torneios na Europa e na América do Sul.

Em 2018, tomei a decisão, em conjunto com os meus pais, de ingressar no projeto Unidade de Apoio ao Alto Rendimento Escolar (UAARE) na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro o que me tem permitido conciliar a vertente académica e a vertente desportiva: o Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais (TAV) e a modalidade de badminton. Graças a este projeto tenho acompanhamento escolar mais personalizado, nomeadamente quando vou jogar para fora do país, aí os professores da UAARE estão sempre em contacto comigo, dando-me o apoio necessário através da Plataforma Teams.

Ao longo destes anos obtive bons resultados no badminton em par homem com o meu parceiro Eduardo Félix. No Para badminton, no ano de 2018, na minha 1.ª participação internacional em Dublin, com apenas 16 anos, alcancei o 12.º lugar e, em novembro do mesmo ano, fiquei entre os 12 melhores jogadores da Europa. Nos anos 2018 e 2019, qualifiquei-me no ranking para o Campeonato Mundial, tendo alcançado o 9.º lugar. Estes resultados proporcionaram-me alcançar o estatuto de Agente Desportivos de Alto Rendimento pelo IPDJ e integrar no Programa de Preparação Paralímpica do Comité Paralímpico de Portugal do qual me tornei bolseiro.

Em 2019 houve um aumento no número de atletas no Para badminton (Bruno Faria, Inoi Ferreira, Joana Canudo e Ricardo Soares) que aguardam a sua classificação em breve para poderem participar em torneios internacionais. O aumento de atletas de Para badminton deixa-me particularmente feliz, porque poderá significar que mais pessoas queiram experimentar a modalidade.

Em relação ao futuro, estamos na reta final para a qualificação dos Jogos de Tokyo 2021 e resta apenas um torneio para finalizar essa qualificação que será em Espanha. O meu grande objetivo é estar em Paris 2024, mas para já vou concentrar-me nas provas que a BWF publicou no dia 1 de fevereiro, como o Dubai International, o Spanish International e em outubro o Campeonato do Mundo de Para badminton que se irá realizar no Japão.

Estou muito grato à minha família, amigos e parceiros de treino pela força que me têm dado “dentro e fora de campo.” Agradeço o grande apoio do meu clube, MVD, da Federação Portuguesa de Badminton, ao meu treinador, o Prof. Jorge Cação, e ao Comité Paralímpico de Portugal em virtude de potenciar uma maior participação em torneios internacionais. Não posso também deixar de expressar a minha gratidão a todos os professores da UAARE e do meu curso TAV que me têm acompanhado ao longo destes quase 3 anos.