PROJETOS | EXPOSIÇÃO DE PROJETOS DO 1.º CICLO
Decorre, desde o dia 4 de julho, na sala de professores da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, uma pequena exposição dos projetos “Foco: leitura e escrita” e “Cientificamente Divertido!”.
Na exposição, podem ser vistos os recursos educativos de algumas das sessões dinamizadas ao longo do ano letivo nas turmas do agrupamento. Estes recursos foram elaborados e/ou organizados pela equipa de apoio aos projetos, que contou com três docentes do 1.º ciclo e um docente do pré-escolar.
Ambos os projetos se inscrevem na ação “Escola a Ler”, do Plano Escola + 21|23. O projeto “Cientificamente Divertido!” integra, ainda, o Clube Ciência Viva na Escola.
Através do projeto “Foco: leitura e escrita”, foram dinamizadas 12 sessões quinzenais aos alunos do 2.º e 3.º ano e 11 através do projeto “Cientificamente Divertido!” a todos os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo.
As sequências pedagógicas destes projetos estão de acordo com as Aprendizagens Essenciais definidas para as áreas do Português e do Estudo do Meio, respetivamente, integrando ambos os projetos atividades de outras áreas disciplinares. As sessões iniciam-se a partir da apresentação de um livro e/ou de uma obra de expressão artística, disponibilizando-se aos alunos diversos recursos audiovisuais e físicos.
O projeto “Foco: leitura e escrita” contempla, ainda, as iniciativas do clube de leitura “A Lanterna Mágica de Bordalo” para os alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade e o Círculo de Leitura para os alunos do 4.º ano. Através do clube de leitura, pretende-se premiar, com o certificado de “Leitor Exímio”, os alunos que, ao longo do ano letivo, leram 10 ou mais livros. Com o círculo de leitura, institui-se a prática de encorajar conversas no seio de pequenos grupos sobre livros – os alunos comentam os livros que leem, confrontando as suas opiniões.
Nesta exposição, também podem ser vistos alguns dos trabalhos realizados pelos alunos, a propósito do Círculo de Leitura, sobre o livro A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, para além de outros trabalhos resultantes dos desafios que foram sendo lançados durante a dinamização das sessões dos projetos.
Professora Tânia Silva