PROJETO | ENCONTRO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E A ESCOLA: PRÁTICAS E DESAFIOS
APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL
Uma equipa liderada pela psicóloga Patrícia Santos e constituída por professores e assistente operacional tem-se reunido com regularidade com o intuito de planear o presente projeto.
Esta proposta surge no seguimento de um e-mail enviado pela Coordenação da Escola Básica de Santa Catarina a alertar para questões relacionadas com a problemática da indisciplina na escola, traduzida num conjunto de comportamentos desajustados apresentados por uma grande parte dos alunos, quer em sala de aula, quer durante as pausas letivas. Face ao exposto, alguns elementos da comunidade educativa manifestaram a sua preocupação e apresentaram, com base nas suas experiências e conhecimentos, sugestões válidas e possíveis de melhoria, das quais se destaca o Modelo de Aprendizagem Socioemocional (SEL). Tendo como base os paradigmas deste modelo, entendemos que as emoções podem facilitar ou bloquear a aprendizagem e o sucesso dos alunos. E, neste sentido, parece-nos que, se as questões relacionadas com a indisciplina, o desafeto, a ausência de compromisso, a alienação e o abandono limitam o sucesso na escola e conduzem ao fracasso, torna-se fulcral responder e atuar nos diversos desafios socioemocionais que interferem com a capacidade dos alunos para se comprometerem e envolverem na escola e de terem melhor rendimento académico. Este modelo prevê a intervenção em três eixos:
- Comunidade Educativa– mudanças de ambiente e políticas de escola.
- Família+Parceiros– envolvimento da família e parceiros.
- Corpo Docente– integração das aprendizagens socioemocionais na sala de aula. Ao nível do Terceiro Eixo, verificou-se a necessidade de organizar um Encontro de Especialistas nesta temática que permita a sensibilização dos professores e outros técnicos para a importância da implementação de estratégias de Educação Emocional em contexto escolar. Esta ação de formação de curta duração realizou-se no dia 10 de fevereiro de 2023, entre as 15:30 e as 18:30 horas, e destinou-se aos professores e técnicos especializados do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro. A ação estava acreditada pelo CFAE Centro Oeste.
3.º EIXO
ENCONTRO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:
Dr. David Sousa:
O Dr. David é licenciado em educação comunitária e animação sociocultural, tem uma pós-graduação em inteligência emocional e saúde mental, uma outra em Arte Terapia e Waking Dream Therapy, um MBA em Felicidade Organizacional e uma especialização em Inteligência Emocional Aplicada. É presidente da APIE – Associação Portuguesa de Inteligência Emocional e vice-presidente e diretor artístico e cultural da Associação Academia de Artes, Cultura, Formação “O batuque”. É ainda técnico superior de educação comunitária e animação sociocultural e professor de música no município de Salvaterra de Magos. É consultor, mentor e formador em inteligência emocional, especialista em felicidade corporativa, cultura organizacional, chief happiness officer, coach nutricional, fundador da Foreverwell, facilitador do programa MQ – aprender a ser feliz©, da dra. Manuela Queirós, e facilitador do programa The incrediblie years. A APIE é uma associação sem fins lucrativos cujo propósito é potenciar o desenvolvimento da inteligência emocional na sociedade portuguesa, agregando conhecimento científico, experiência e contribuindo para o aumento da saúde física e mental dos portugueses, desenvolve, entre outras, atividades de educação e formação no âmbito do desenvolvimento da inteligência emocional em crianças, jovens e adultos, conferências, seminários, workshops e outras iniciativas formativas e informativas, de cariz profissional e científico e contribui para o estudo e partilha de investigação científica nesta área.
Dr.ª Andreia Spain:
Andreia é professora, formadora e consultora de organizações educativas (escolas e autarquias) e ainda presidente da Associação Mente de Principiante e autora de diversos programas de intervenção e materiais de apoio, nomeadamente o programa de competências socioemocionais “Calmamente® – aprendendo a aprender-se”. É doutorada em educação com especialização em psicologia da educação e tem como principais áreas de interesse e investigação as competências socioemocionais, o bem-estar e a felicidade em contextos escolares, comunitários e laborais. A “Mente de principiante” é uma associação, sem fins lucrativos, criada para a promoção do bem-estar integral em contexto escolar, familiar, social e empresarial. Oferece a escolas, famílias e empresas formação especializada e programas inovadores, com benefícios reconhecidos, melhorando e promovendo a saúde e a felicidade em contexto escolar, familiar, organizacional e social. Desenvolve materiais inovadores de apoio aos seus programas e projetos, numa linha editorial própria. A equipa deste projeto defende o seu papel enquanto agentes de mudança e inovação, integrando os conceitos de saúde física, emocional e mental e possibilitando a aquisição de ferramentas aplicáveis no dia a dia, de forma autónoma e eficaz.
Drª Regina Ponces:
A dr.ª Regina é licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA e Mestre em Ciências da educação, com especialização em educação de adultos, pela FPCE-UL. É especialista em inteligência emocional pela ISEI (International Society for Emotional Intelligence), New York, EUA. Fez formação avançada em clínica do bebé, da criança e do adolescente, avaliação e promoção de competências parentais, terapias comportamentais e cognitivas e Psicoterapia Corporal Biodinâmica e na bodynamic international. Certificação Internacional em Coaching pela ICC (International Coaching Community). É sócia-gerente da MAESTRA – desenvolvimento, formação e terapias, empresa que nasceu em 2014, de um projeto familiar e um sonho conjunto entre 2 irmãs. Começaram na consultoria de RH e estratégia, área onde se sentiam confortáveis, mas rapidamente, e com o foco nas pessoas, evoluíram para a formação em inteligência emocional, terapias psicológicas, corporais e integrativas e desenvolvimento pessoal. Todo o seu trabalho tem como base a convicção de que o (auto)conhecimento é o caminho. Não há organizações sem pessoas, não há realização pessoal sem conhecimento e não há felicidade (na vida pessoal ou no trabalho) sem amor. Só trabalhando individualmente cada ser humano podemos ter melhores pessoas, famílias mais saudáveis, empresas mais eficazes e uma sociedade mais plena.
Dr.ª Patrícia Santos:
Psicóloga do SPO no Agrupamento de escolas Rafael Bordalo Pinheiro – Escola Básica de Santa Catarina, foi mentora, organizadora e facilitadora deste evento. Os nossos sinceros agradecimentos.
A organização deste evento contou também com a colaboração dos restantes elementos da equipa do Projeto SEL na Escola Básica de Santa Catarina:
- Paula Ramos – Professora de Educação Física
- Maria Clara Silva – Professora de Geografia
- João Jorge – Professor de Educação Física.
- Maria Irene Bairros – Assistente Operacional
Sublinhar o papel importantíssimo de:
- Coordenadora da EBSC Elsa Rebelo, que acarinhou o projeto e colaborou incansavelmente para que o mesmo que realizasse.
- Diretor do AERBP, na pessoa de Jorge Pina, que apoiou esta iniciativa que enaltece a qualidade da intervenção pedagógica e a relação entre todos os atores da comunidade Educativa da Escola Básica de Santa Catarina, pertencente ao Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro.
- Centro de Formação e Associação de Escolas Centro Oeste que apoiou e acarinhou esta formação.
Texto e imagens de João Jorge
AGRADECIMENTOS AOS PATROCINADORES:
- Fabricante de Cavacas das Caldas – Confeitaria Monte Verde Lda.
- IVO Cutelarias S.A.
- Novo Banco
- Hélia – Florista de Caldas da Rainha.
- Pastelaria “A Lenda”, Benedita.