Notícias

28 Abr 2023

Projeto Cultural de Escola | Plano Nacional das Artes | “A verdade dói”

Arte para estimular a igualdade na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro
Projeto Cultural de Escola – Plano Nacional das Artes

“A verdade dói”

No mês dedicado a celebrar as conquistas alcançadas por mulheres no que toca à igualdade de género, o Museu José Malhoa uniu-se a professores e alunos da Escola Rafael Bordalo Pinheiro para uma nova montagem de “A verdade dói”, no âmbito do Dia Internacional das Mulheres.
“A verdade dói” é uma exposição-instalação criada pelo Museu do Calçado, que conta a história de vinte e oito mulheres vítimas de violência. A exposição, após passar por São João da Madeira e Coimbra, esteve aberta ao público no Museu José Malhoa de 25 de novembro de 2022 (Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres) até ao dia 12 de fevereiro de 2023. A exposição confronta os visitantes com histórias reais de violência exercida sobre as mulheres, foi cedida ao Museu José Malhoa pelo Museu do Calçado e pelo Município de São João da Madeira, e resulta de uma parceria com a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta e a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC).
Nesta nova proposta expositiva, alunos da Escola Rafael Bordalo Pinheiro, realizaram reproduções dos sapatos femininos presentes na exposição original. São mais de dez as formas de violência contra a mulher presentes em “A verdade dói”, numa mostra que convida o público a “calçar os sapatos” de cada uma dessas mulheres. Através da análise das narrativas de violência sofridas pelas mulheres que constam em “A verdade dói”, os alunos e professores recriaram os sapatos e a exposição original, numa das salas da Escola.
A atividade foi a primeira das ações da Escola Bordalo Pinheiro no contexto da Bienal de Arte e Educação do PNA, e pretende estimular uma sensibilização da Comunidade Escolar e público a uma das temáticas mais complexas da nossa sociedade, procurando mobilizar os jovens para refletir sobre o tema.
Pelo seu grande valor pedagógico, e com vista a sublinhar a Escola como um pólo cultural, esta iniciativa de trazer o Museu para dentro da escola tem a virtude adicional de convidar os nossos alunos, encarregados de educação e restante comunidade escolar a conhecer melhor e a visitar, com mais frequência, as propostas artísticas dos museus da cidade. A iniciativa levará esta exposição a todos os alunos do agrupamento visto que o espaço em que se insere servirá de plataforma e recurso físico para as aulas de Cidadania e Desenvolvimento ao longo do mês de março.
O Projeto Cultural de Escola e a coordenação do Plano Nacional das Artes agradece a todos os professores,  alunos e artista- residente do Agrupamento, Amábile Bezinelli, que ajudaram na realização desta exposição, bem como da presença da Sra. Vereadora da Cultura e Educação, Diretor do Agrupamento, Coordenadora Intermunicipal do PNA, Diretora Pedagógica do Museu do Calçado, e da Diretora do Museu José Malhoa,  no momento da inauguração. Nesta inauguração foi apresentada uma performance sobre a Condição da Mulher, orientada pela artista residente do nosso Agrupamento.
Esta iniciativa foi noticiada, facto que muito prestigiou o nosso Agrupamento.
https://jornaldascaldas.pt/…/a-verdade-doi-sensibiliza…/

https://bienalculturaeducacao.org/ficha.php?id=345