DEFINIÇÃO
Os Cursos Científico-Humanísticos correspondem a diferentes domínios de conhecimento e têm como objetivo principal a preparação para continuar os estudos no Ensino Superior.
Compreendem 3 anos letivos (10º, 11º e 12º) e conferem um diploma de ensino secundário (12º ano) bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).
O Curso de Ciências Socioeconómicas é um dos quatro cursos Científico-Humanísticos existentes e tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilitem o desenvolvimento das capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de análise e compreensão das obras de arte no seu contexto histórico e cultural.
Este curso permite ao aluno desenvolver a perceção visual, a sensibilidade estética, a consciência crítica e a expressão, nos domínios da comunicação visual e da linguagem gráfica e plástica. Favorece, também, a capacidade de manipulação dos materiais e técnicas de desenho e um correto entendimento do espaço bidimensional e tridimensional, contribuindo para o desenvolvimento da atividade criativa. Permite, ainda, identificar elementos estruturantes que caracterizam a singularidade da cultura de cada época e reconhecer o objeto artístico como produto e agente do processo histórico-cultural em que se enquadra.
A frequência do ensino secundário é obrigatória e destina-se a jovens entre os 15 e os 18 anos.
SAÍDAS PROFISSIONAIS MAIS COMUNS
- Área das Artes e do Espetáculo
- Dança
- Estudos Artísticos
- Música
- Som e Imagem
- Teatro
- Pintura
- Designer
- Cinema
- Arquitetura
MATRIZ CURRICULAR
No âmbito da sua autonomia, as escolas têm liberdade de organizar os tempos letivos na unidade que considerem mais conveniente desde que respeitem as cargas horárias semanais estabelecidas.
Componentes de formação | Disciplinas | Carga horária semanal(tempos de 50 minutos) | ||
10º ano | 11º ano | 12º ano | ||
Geral | Português | 4 | 4 | 5 |
Inglês VI | 4 | 4 | – | |
Filosofia | 4 | 4 | – | |
Educação Física | 4 | 4 | 4 | |
Subtotal | 16 | 16 | 9 | |
Específica | Desenho A | 6 | 6 | 6 |
Escolhe duas disciplinas deste grupo | ||||
Geometria Descritiva A Matemática B História da Cultura e das Artes |
6 6 6 |
6 6 6 |
– – – |
|
Escolhe uma ou duas disciplinas deste grupo | ||||
Oficina de Artes Oficina Multimédia B Materiais e Tecnologias |
– – – |
– – – |
4 4 4 |
|
Escolhe uma disciplina deste grupo caso só tenha escolhido uma do grupo anterior | ||||
Antropologia Aplicações Informáticas B Clássicos da Literatura Economia C Filosofia A Geografia C Psicologia B Inglês (Continuação da formação geral 10º e 11º ano) |
– – – – – – – – |
– – – – – – – – |
4 4 4 4 4 4 4 4 |
|
Subtotal | 18 | 18 | 14 | |
Educação Moral e Religiosa (frequência facultativa) | 1 | 1 | 1 | |
Total | 34 a 35 | 34 a 35 | 23 a 24 |
NOTA: A abertura das disciplinas de opção está condicionada à existência de pelo menos 20 inscrições.
LEGISLAÇÃO
- Lei nº85/2009, de 27 de agosto (Estabelece o regime de escolaridade obrigatória e consagra a universalidade da educação pré –escolar e estabelece medidas que devem ser adotadas no âmbito dos percursos escolares dos alunos para prevenir o insucesso e o abandono escolares)
- Decreto-Lei 176/2012 de 2 de agosto (Regula o regime de matrícula e de frequência no âmbito da escolaridade obrigatória)
- Decreto-lei 139/2012 de 5 de julho (Estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão dos currículos dos ensinos básico e secundário, da avaliação dos conhecimentos a adquirir e das capacidades a desenvolver pelos alunos e do processo de desenvolvimento do currículo dos ensinos básico e secundário)