PISA 2022 | EM MARÇO, O AERBP PARCIPARÁ NA ÚLTIMA PARTE DESTE ESTUDO INTERNACIONAL
Dando continuidade à participação no estudo internacional da OCDE PISA 2022, o AERBP irá participar em mais uma prova, desta vez com enfoque na literacia matemática.
O PISA visa avaliar se os alunos de 15 anos (idade que corresponde ao final da escolaridade obrigatória, em muitos dos países participantes) estão preparados para enfrentarem os desafios da vida quotidiana. Assim, o PISA foi concebido em 2000 para avaliar se os alunos conseguem mobilizar as suas competências de leitura, de matemática e de ciências na resolução de situações do dia a dia. O estudo avalia também a capacidade de resolução colaborativa de problemas, a literacia financeira e o pensamento criativo desses alunos.
O vídeo seguinte ajuda a compreender melhor os procedimentos e o espírito do PISA.
Destacamos o seguinte
Os participantes no estudo são selecionados aleatoriamente e a sua participação é muito importante para os resultados obtidos pelo país. Assim, todos os alunos, professores e encarregados de educação selecionados para participar estarão a representar Portugal, de forma anónima e coletiva:
- O teste não avalia a memorização nem a reprodução do que é aprendido na escola, mas sim a capacidade que os alunos têm de aplicar e relacionar conhecimentos e competências em contextos do quotidiano;
- A cada aluno não é atribuída uma nota individual, mas todos contribuem para o resultado nacional de Portugal;
- Todos os dados são confidenciais.
Por que razão é importante participar no PISA?
Como se lê no site do IAVE, “o PISA faz um retrato do desempenho dos alunos de cada país face aos padrões estabelecidos pela OCDE, identificando tendências ao longo dos anos e comparando o desempenho dos alunos dos sistemas educativos dos vários países participantes. Ainda que não consubstanciem uma avaliação dos efeitos das políticas educativas de cada país, os resultados do PISA fornecem informação baseada em padrões de desempenho definidos internacionalmente. Essa informação pode elucidar os decisores quanto à revisão das políticas e à definição de metas de desempenho.”