EVENTOS | COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DAS TELECOMUNICAÇÕES E DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Para comemorar o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, que marca o aniversário da primeira convenção Internacional do Telégrafo, em Paris, a 17 de maio de 1865, o Projeto Cultural de Escola promoveu no passado dia 18 de maio um debate sobre esta efeméride. Na circunstância, foi realizada uma instalação artística que pretendeu sensibilizar a comunidade para os benefícios e os desafios que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) trazem para as sociedades. A atividade foi desenvolvida na Biblioteca da Escola Básica de Santa Catarina com a ativa colaboração das turmas do 6.º e 7.º anos.
As turmas foram respondendo a questões, materializando as respostas com exemplos de formas diversificadas de comunicação (revistas, jornais, livros, redes sociais…). Os alunos estudaram as diferenças entre as primeiras formas de comunicação, como o telégrafo, e as plataformas mais populares dos dias de hoje, como o Discord ou o WhatsApp. Foi particularmente debatida e estudada a temática da Desinformação/Fakenews.
Desta reflexão conjunta foi sendo construída uma instalação artística intitulada FAKENEWS,
A peça é composta por revistas, livros e outros materiais que constituem diversos meios de comunicação, onde assentam as letras da palavra FAKENEWS de forma invertida. Um espelho – metáfora do olhar de cada um de nós – reflete essa inversão, permitindo a sua inteligibilidade e significado. Mensagens deturpadas pela manipulação promovem a desinformação e exigem um olhar crítico que por vezes implica a desconstrução do seu significado e motivação. O espelho simboliza esta indispensável “reflexão” que nos permite ter acesso a uma informação credível, crítica e informada.
Para finalizar o debate, os alunos receberam postais FAKENEWS, onde se reuniram notícias completas e incompletas, servindo estas como ilustrações práticas da desinformação mediática. A escola e a educação constituem polos de advertência e sinalização desta ameaça à cidadania. A instalação FAKENEWS tem o seguinte mote: “Num mundo de valores invertidos, a educação perdura como um espelho insuspeito do real”.
Este debate faz parte da Bienal Cultura Educação, do Plano Nacional das Artes, cujo programa se encontra disponível em: https://bienalculturaeducacao.org/ficha.php?id=200 e teve a colaboração das professoras Eudora Pereira e Susana Silva.
Professora Cecília Correia