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23 Fev 2023

CIDADANIA | O LONGO CAMINHO PARA A IGUALDADE

O Longo Caminho para a Igualdade, escrito pelas autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, ilustrado por Susana Carvalhinhos e apoiado pelo iGen, Fórum Organizações para a Igualdade, é a obra que está na origem de um Domínio de Autonomia Curricular entre as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Complemento à Educação Artística(CEA) na turma do 7.ºBBP, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

Após a definição do tema a ser tratado nas aulas de Cidadania, a professora da disciplina, Ana Cristina Oliveira, propôs aos alunos a leitura integral da obra na aula e, ao verificar-se um profícuo debate de ideias e interesse manifestado pelos alunos relativamente ao tema, articulou com as docentes da disciplina de CEA para trabalharem, em conjunto, diversas competências que os alunos devem adquirir ao longo da escolaridade obrigatória, nomeadamente: pensamento crítico e pensamento criativo, desenvolvimento pessoal e autonomia, sensibilidade estética e artística, linguagens e textos e relacionamento interpessoal.

Assim, a partir desta obra, que conta a história de uma jovem que tem o sonho de entrar para a Força Aérea e cujo namorado se opõe, os alunos da turma B, do sétimo ano, com o apoio da artista residente, Amábile Bezenelli, e da Professora Estela André, adaptaram o texto e dramatizaram-no para uma apresentação aos seus Encarregados de Educação no Auditório da Escola.

Os pais e familiares dos alunos que compareceram na Escola puderam acompanhar a história, que se foi desenrolando pelas casas dos quatro amigos envolvidos no enredo, à medida que cada personagem foi apresentando a sua posição perante o tema da Igualdade de Género. No final da encenação, foram apresentados alguns dados estatísticos referentes a situações que ajudam a analisar as (des)igualdades de género, quer em Portugal, quer no resto do mundo.

Paralelamente, os alunos apresentaram uma mostra de fotografia referente a algumas situações específicas no seio dos cursos profissionais relativas à (des)igualdade de género, que se encontram ainda expostas na entrada do Auditório da escola, com o apoio dos alunos do urso Profissional de Técnico de Audiovisuais e da professora Cecília Correia.

No final da encenação, muito aplaudida pelos presentes, destaca-se o envolvimento de todos os elementos da turma na atividade, a comparência dos encarregados de educação e a almejada aproximação à Escola.