(+351) 262 870 070
esrbp@esrbp.pt

Notícias

5 Abr 2017

V OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

V OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

As Olimpíadas da Língua Portuguesa são um projeto iniciado pela Direção-Geral da Educação, no ano letivo de 2012/2013, em parceria com o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa e a Associação de Professores de Português, tendo em vista incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Nos anos seguintes, o projecto foi-se desenvolvendo: passou a ter como entidades parceiras o Plano Nacional de Leitura, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa e a Escola Secundário Luís de Camões, e, em 2014-2015, foi alargado a nível nacional.

A competição tem dois escalões, o A para os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e o B para os alunos do ensino secundário, distribuindo-se por duas fases, a primeira a decorrer nas escolas concorrentes e a 2.ª em escolas coordenadoras regionais designadas para o efeito.

A participação da nossa escola nesta competição iniciou-se em 2015-2016, com níveis de participação elevados e com resultados bastante satisfatórios, sobretudo no ensino secundário, apesar de não termos atingido resultados para termos representantes na 2.ª fase.

Este ano lectivo, a 1.ª fase das V Olimpíadas decorreu no dia 10 de Março e teve a participação de 36 concorrentes do 3.º ciclo do ensino básico e 48 do ensino secundário. Os alunos foram sujeitos a provas constituídas por itens de escolha múltipla sobre conteúdos relacionados com a língua portuguesa e as normas que a regulam, necessitando de alcançar, para passarem à 2.ª fase, classificações de 80 pontos, no 3.º ciclo do ensino básico, e 18 valores no ensino secundário.

Além do elevado índice de participação, há a registar a passagem à 2.ª fase de dois alunos: a Patrícia Cunha do 12.º CT1, e o Ricardo Ezequiel, do 11ºCT1, que merecem o nosso melhor aplauso. Acreditamos que ambos vão representar condignamente a nossa escola na 2.ª fase do concurso, a ter lugar no dia 11 de maio.