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S. Psicologia e Orientação

O Serviço de Psicologia e Orientação dispõe de um espaço de atendimento no Bloco 2 Piso 0  sala 11   (B2P011)

O QUE É O SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO)?

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é um serviço especializado de apoio educativo, que articula com as estruturas de orientação educativa da escola e com outros serviços locais para promover a sua transição para a vida activa ou continuação de estudos a nível superior. Visa ainda, promover a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, contribuindo para um adequado desenvolvimento integral da sua personalidade.
Este serviço dispõe de autonomia técnica e científica. Depende do órgão de gestão e administração do agrupamento, sem prejuízo da sua autonomia técnica e do respeito pela sua deontologia profissional. É constituído por um psicólogo.

QUAIS SÃO AS ATRIBUIÇÕES DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO)?

As atribuições do Serviço de Psicologia e Orientação distribuem-se por quatro grandes áreas de intervenção:

1 – Apoio psicopedagógico

O SPO procura promover o sucesso escolar identificando dificuldades e necessidades que estão na base de problemas de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências para o estudo e fomentando o treino para o trabalho autónomo e a motivação para o estudo. Colabora frequentemente com os conselhos de turma na avaliação de situações de alunos com alguma dificuldade ou de aprendizagem ou de adaptação às tarefas escolares, analisando e propondo estratégias educativas e fazendo um acompanhamento do processo de ensino aprendizagem. Pode ainda propor o encaminhamento de alunos com necessidades especiais para modalidades adequadas de resposta educativa.

2 – Apoio Psicológico

Os alunos que recorrem a este serviço apresentam alguma instabilidade ao nível emocional, como dificuldades de integração social, baixa autoestima, apatia, estados depressivos, ansiedade e stress, entre outros. Faz-se o acompanhamento clínico ou encaminhamento para outros serviços, caso se justifique.

3 – Orientação Escolar e Profissional

As ações desenvolvidas pelo SPO no âmbito da Orientação Escolar e Profissional têm como objetivo apoiar os alunos na construção do seu projeto de vida e nas escolhas nele envolvidas, promovendo o autoconhecimento ao nível das características pessoais, valores, interesses e capacidades e a informação sobre os diferentes percursos formativos, bem como os vários referenciais de emprego e profissões. As atividades desenvolvidas destinam-se prioritariamente aos alunos do 9º ano, no entanto, são também acompanhados todos os alunos que, independentemente do ano que frequentam, necessitam de apoio relativo às escolhas vocacionais.

4 – Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa

A intervenção do SPO em contexto escolar implica necessariamente um trabalho em equipa, através de estratégias articuladas com os vários intervenientes da Comunidade Educativa, neste sentido, poderá fazer a ponte com outros organismos da comunidade ( saúde, ação social, organismos ligados à formação profissional, empresas, outras escolas, etç.), no sentido de promover uma integração e desenvolvimento plenos dos alunos da escola, colaborar em todas as ações comunitárias destinadas a eliminar e prevenir a fuga à escolaridade obrigatória, o abandono precoce e o abandono sistemático.

ÉTICA E DEONTOLOGIA

Os profissionais dos Serviços de Psicologia e Orientação respeitam, na sua prática, as normas éticas e deontológicas do exercício da psicologia adoptado pelas associações científico-profissionais portuguesas e internacionais, nomeadamente, a salvaguarda da privacidade dos alunos e das suas famílias, da sua cultura, dos seus interesses e o respeito pelas suas decisões.

QUEM PODE RECORRER AO SERVIÇO?

  • Alunos
  • Pais/encarregados de educação
  • Professores
  • Pessoal não docente

COMO SE PODE RECORRER AO SERVIÇO?

  • Através do director/a de turma
  • Pessoalmente
  • Por contacto telefónico
  • Por e-mail

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

O horário de atendimento direto inclui horas de participação em reuniões com outras estruturas do agrupamento. Para atendimento convém efetuar marcação prévia.

  • 2ªF – 10:10-12:35 | 15:20-17:45
  • 3ªF – 10:10-12:35 | 15:20-17:45
  • 4ªF – 10:10-12:35 | 15:20-17:45
  • 5ªF – 10:10-12:35 | 15:20-17:45
  • 6ªF – 10:10-13:20

Firmino Rodrigues
Psicólogo