(+351) 262 870 070
esrbp@esrbp.pt

Promoção e Educação em Saúde

O QUE É O PES?

A Promoção e Educação em Saúde (PES) é um projeto de caráter obrigatório com enquadramento legal na Lei nº 60/2009, de 6 de agosto e na Portaria nº 196-A/2010, de 9 de abril. Este projeto integra os afetos e educação para a sexualidade, a saúde mental e prevenção da violência, a educação alimentar e atividade física e a prevenção de comportamentos aditivos e dependências, tendo como objetivos centrais a informação e a consciencialização de cada jovem acerca da sua própria saúde e a aquisição de competências que o habilitem para uma progressiva auto-responsabilização.

EQUIPA DO PES

Para a implementação deste projeto no agrupamento, a sua Diretora Maria do Céu Santos designou as professoras Alexandra Reis (1º ciclo), Paula Ramos (2º e 3º ciclo), Vera Sousa (secundário) e Sílvia Sousa (coordenadora), constituindo uma equipa interdisciplinar responsável pela gestão do GAAS (Gabinete de Apoio ao Aluno para a Saúde), pela aplicação dos conteúdos curriculares da educação sexual, pelo envolvimento da comunidade educativa nestas temáticas e pela organização de iniciativas de complemento curricular que julgarem adequadas.

AFETOS E EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE

No que diz respeito ao tema “Afetos e Educação para a Sexualidade”, a lei prevê um conjunto de conteúdos a lecionar pelos professores titulares de turma/conselhos de turma, numa carga horária que não deve ser inferior a 6 horas anuais nos 1º e 2º ciclos e 12 horas anuais no 3º ciclo e no secundário. Neste sentido, a referida equipa elaborou uma planificação que distribui os conteúdos por cada nível de ensino, tentando evitar a sua repetição no mesmo ciclo, a qual apresenta os objetivos a atingir e sugere atividades possíveis de realizar. Estas atividades foram compiladas e encontram-se na Biblioteca Escolar, de forma a facilitar a sua utilização por todos os professores. A equipa PES convidou ainda especialistas em diversos temas, de forma a permitir uma maior consciência das tomadas de decisão pelos alunos, sendo de realçar o forte apoio dado pelo Centro de Saúde das Caldas da Rainha. Além da Enfermeira Teresa Bilhastre, outros convidados foram a APAV, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o Dr. Francisco Rodrigues, a Associação Abraço e o Dr. Paulo Gerardo.

SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA, EDUCAÇÃO ALIMENTAR E ATIVIDADE FÍSICA E PREVENÇÃO DE COMPORTAMENTO ADITIVOS E DEPENDÊNCIAS

São da responsabilidade exclusiva da Equipa PES que promove as atividades que considerar adequadas de acordo com o nível etário dos alunos e a pertinência dos temas. Mais uma vez o apoio do Centro de Saúde é de realçar, nomeadamente com a Enfermeira Fátima Neves (Alcoolismo), o Dr. José Fernando (Tabagismo) e a Dr.ª Carla Abrantes e Enfermeira Margarida (Prevenção do Uso/Abuso de Substâncias Psicoativas). A PSP na Bordalo Pinheiro e a GNR em Santa Catarina, também ajudaram com sessões sobre “Bullying” e “Substâncias Psicoativas”. A professora Cristina Meneses contribuiu com as sessões sobre “Segurança na Internet”. Comemoraram-se alguns dias temáticos e a “Semana dos Afetos”, realizou-se um “peddy paper” sobre alimentação e atividade física e os Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha vieram à escola para nos demonstrarem algumas atuações de suporte básico de vida.

Equipa responsável pela gestão do GAAS

Alexandra Reis
Responsável 1º Ciclo
Paula Ramos
Responsável 2º e 3º Ciclo
Vera Sousa
Secundário
Sílvia Sousa
Coordenadora do PES