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Línguas e Humanidades

DEFINIÇÃO

Os Cursos Científico-Humanísticos correspondem a diferentes domínios de conhecimento e têm como objetivo principal a preparação para continuar os estudos no Ensino Superior.

Compreendem 3 anos letivos (10º, 11º e 12º) e conferem um diploma de ensino secundário (12º ano) bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

O Curso de Ciências Socioeconómicas é um dos quatro cursos Científico-Humanísticos existentes e tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilite (i) o estabelecimento de relações entre passado e presente, a interpretação do mundo atual e a intervenção sobre a realidade e sobre o espaço em que ela se inscreve; (ii) o desenvolvimento das competências linguística e comunicativa; (iii) a capacidade de reflexão sobre as estruturas e o funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras; (iv) apreciar a literatura, reconhecendo-lhe a sua função de valorização social, cultural, pessoal e ética.

Este curso permite (i) compreender conceitos essenciais das ciências sociais e humanas; (ii) aprender a formular hipóteses explicativas da evolução das sociedades no tempo e no espaço; (iii) desenvolver a perceção de fenómenos históricos e geográficos, tendo em conta as transformações económicas, demográficas, sociais, políticas, culturais e ambientais; (iv) adquirir conhecimentos de realidades históricas e geográficas que possibilitem fundamentar opiniões e intervir na solução de problemas da sociedade contemporânea; (v) conhecer obras/autores representativos da cultura literária portuguesa; (vi) consolidar hábitos de escrita e leitura relativamente a diferentes tipos de texto, com relevo para o texto literário, levando os alunos a desenvolver sentido crítico, a reconhecer valores culturais, históricos, estéticos, políticos e sociais e a compreender o significado dessas influências sobre a escrita e o leitor; e a (vii) relacionar aspetos relevantes das língua e cultura portuguesas com outras línguas e culturas.

A frequência do ensino secundário é obrigatória e destina-se a jovens entre os 15 e os 18 anos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS MAIS COMUNS

  • Área de Direito, Ciências Sociais e Humanidades
    • Animação Sociocultural
    • Comunicação
    • Criminologia
    • Direito
    • Estudos Europeus
    • Arqueologia
    • Ciências da Linguagem
    • Filosofia
    • História
    • Secretariado
    • Tradução
  • Área de Ciências da Educação
    • Educadores de Infância
    • Professores do ensino básico
    • Educação Social
    • Educação Musical
  • Área do Turismo
    • Informação Turística
    • Produção Alimentar em Restauração
    • Restauração
    • Turismo

MATRIZ CURRICULAR

No âmbito da sua autonomia, as escolas têm liberdade de organizar os tempos letivos na unidade que considerem mais conveniente desde que respeitem as cargas horárias semanais estabelecidas.

Componentes de formação Disciplinas Carga horária semanal(tempos de 45 minutos)
10º ano 11º ano 12º ano
Geral Português 4 4 5
Inglês VI, Francês IV, Espanhol IV ou Alemão I 4 4
Filosofia 4 4
Educação Física 4 4 4
Subtotal 16 16 9
Específica História A 6 6 6
Escolhe duas disciplinas deste grupo
Geografia A
Francês IV, Espanhol IV ou Alemão I
Literatura Portuguesa
Mat Aplicada às Ciências Sociais
6
6
6
6
6
6
6
6



Escolhe uma ou duas disciplinas deste grupo
Filosofia A
Geografia C
Inglês
Literaturas de Língua Portuguesa
Psicologia B
Sociologia










4
4
4
4
4
4
Escolhe uma disciplina deste grupo caso só tenha escolhido uma do grupo anterior
Aplicações Informáticas B
Antropologia
Clássicos da Literatura
Economia C






4
4
4
4
Subtotal 18 18 14
Educação Moral e Religiosa (frequência facultativa) 1 1 1
Total 34 a 35 34 a 35 23 a 24

NOTA: A abertura das disciplinas de opção está condicionada à existência de pelo menos 20 inscrições.

LEGISLAÇÃO

  • Lei nº85/2009, de 27 de agosto (Estabelece o regime de escolaridade obrigatória e consagra a universalidade da educação pré –escolar e estabelece medidas que devem ser adotadas no âmbito dos percursos escolares dos alunos para prevenir o insucesso e o abandono escolares)
  • Decreto-Lei 176/2012 de 2 de agosto (Regula o regime de matrícula e de frequência no âmbito da escolaridade obrigatória)
  • Decreto-lei 139/2012 de 5 de julho (Estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão dos currículos dos ensinos básico e secundário, da avaliação dos conhecimentos a adquirir e das capacidades a desenvolver pelos alunos e do processo de desenvolvimento do currículo dos ensinos básico e secundário)

PROFESSORES RESPONSÁVEIS