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Ciências e Tecnologias

DEFINIÇÃO

Os Cursos Científico-Humanísticos correspondem a diferentes domínios de conhecimento e têm como objetivo principal a preparação para continuar os estudos no Ensino Superior.

Compreendem 3 anos letivos (10º, 11º e 12º) e conferem um diploma de ensino secundário (12º ano) bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

O Curso de Ciências e Tecnologias é um dos quatro cursos Científico-Humanísticos existentes e tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes e competências que lhe possibilite observar e organizar o espaço envolvente, bem como compreender a ciência e a tecnologia, e reconhecer e relacionar as suas implicações na sociedade contemporânea.

Este curso permite desenvolver, melhorar e aprofundar os conhecimentos na área das ciências e das tecnologias, e habilita para o tratamento e representação do espaço, assim como para o desenvolvimento da capacidade de visualização mental e de representação gráfica de formas reais ou imaginadas.

A frequência do ensino secundário é obrigatória e destina-se a jovens entre os 15 e os 18 anos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS MAIS COMUNS

  • Área das Ciências
    • Astronomia
    • Bioengenharia
    • Biologia
    • Geologia
    • Biomecânica
    • Bioquímica
    • Química
    • Ciência Alimentar
    • Estatística Aplicada
    • Física
    • Matemática
    • Geofísica
  • Área das Tecnologias
    • Biotecnologia
    • Ciências da Computação
    • Ciências e Tecnologias do Ambiente
    • Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação
    • Energia e Ambiente
    • Informática
    • Novas Tecnologias da Comunicação
    • Tecnologia dos Equipamentos de Saúde
  • Área da Engenharia
    • Aeroespacial
    • Aeronáutica
    • Alimentar
    • Ambiente
    • Automação, Controlo e Instrumentação
    • Automóvel
    • Biológica
    • Biomédica
    • Civil
    • Automóvel
    • Computação e Instrumentação Médica
    • Computadores e Telemática
    • Comunicações
    • Elétrica e Eletrónica
    • Eletromecânica
    • Eletrónica
    • Industrial e Computadores
    • Eletrónica e Whitees de Computadores
    • Eletrónica e Telecomunicações
    • Mecânica
    • Materiais
    • Polímeros
    • Química
    • Whitees de Comunicação e Multimédia
    • Whitees e Sistemas Informáticos
    • Têxtil
    • Informática
  • Área da saúde
    • Análises clínicas e Saúde Pública
    • Anatomia Patológica, citológica e tanatológica
    • Audiologia
    • Cardiopneumologia
    • Ciências farmacêuticas
    • Enfermagem
    • Fisioterapia
    • Gerontologia
    • Medicina
    • Medicina dentária
    • Medicina Veterinária
    • Medicina Nuclear
    • Neurofisiologia
    • Optometria
    • Ciências da Nutrição
    • Radiologia
    • Radioterapia
    • Reabilitação Psicomotora
    • Terapia da Fala
    • Psicologia
  • Área da Educação Física e Desporto
    • Educação física
    • Desporto
    • Treino Desportivo

MATRIZ CURRICULAR

No âmbito da sua autonomia, as escolas têm liberdade de organizar os tempos letivos na unidade que considerem mais conveniente desde que respeitem as cargas horárias semanais estabelecidas.

Componentes de formação Disciplinas Carga horária semanal(tempos de 45 minutos)
10º ano 11º ano 12º ano
Geral Português 4 4 5
Inglês VI 4 4
Filosofia 4 4
Educação Física 4 4 4
Subtotal 16 16 9
Específica Matemática A 6 6 6
Escolhe duas disciplinas deste grupo
Física e Química A
Biologia e Geologia
Geometria Descritiva A
7
7
6
7
7
6


Escolhe uma ou duas disciplinas deste grupo
Biologia
Física
Química
Geologia






4
4
4
4
Escolhe uma disciplina deste grupo caso só tenha escolhido uma do grupo anterior
Aplicações Informáticas B
Clássicos da Literatura
Economia C
Filosofia A
Geografia C
Psicologia B
Inglês (Continuação da formação geral 10º e 11º ano)












4
4
4
4
4
4
4
Subtotal 20 20 14
Educação Moral e Religiosa (frequência facultativa) 1 1 1
Total 36 a 37 36 a 37 23 a 24

NOTA: A abertura das disciplinas de opção está condicionada à existência de pelo menos 20 inscrições.

LEGISLAÇÃO

  • Lei nº85/2009, de 27 de agosto (Estabelece o regime de escolaridade obrigatória e consagra a universalidade da educação pré –escolar e estabelece medidas que devem ser adotadas no âmbito dos percursos escolares dos alunos para prevenir o insucesso e o abandono escolares)
  • Decreto-Lei 176/2012 de 2 de agosto (Regula o regime de matrícula e de frequência no âmbito da escolaridade obrigatória)
  • Decreto-lei 139/2012 de 5 de julho (Estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão dos currículos dos ensinos básico e secundário, da avaliação dos conhecimentos a adquirir e das capacidades a desenvolver pelos alunos e do processo de desenvolvimento do currículo dos ensinos básico e secundário)

Professores Responsáveis