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Artes Visuais

DEFINIÇÃO

Os Cursos Científico-Humanísticos correspondem a diferentes domínios de conhecimento e têm como objetivo principal a preparação para continuar os estudos no Ensino Superior.

Compreendem 3 anos letivos (10º, 11º e 12º) e conferem um diploma de ensino secundário (12º ano) bem como o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

O Curso de Ciências Socioeconómicas é um dos quatro cursos Científico-Humanísticos existentes e tem por objetivo dotar o aluno de um conjunto de saberes que lhe possibilitem o desenvolvimento das capacidades de representação, de expressão gráfica e plástica, de comunicação visual e de análise e compreensão das obras de arte no seu contexto histórico e cultural.

Este curso permite ao aluno desenvolver a perceção visual, a sensibilidade estética, a consciência crítica e a expressão, nos domínios da comunicação visual e da linguagem gráfica e plástica. Favorece, também, a capacidade de manipulação dos materiais e técnicas de desenho e um correto entendimento do espaço bidimensional e tridimensional, contribuindo para o desenvolvimento da atividade criativa. Permite, ainda, identificar elementos estruturantes que caracterizam a singularidade da cultura de cada época e reconhecer o objeto artístico como produto e agente do processo histórico-cultural em que se enquadra.

A frequência do ensino secundário é obrigatória e destina-se a jovens entre os 15 e os 18 anos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS MAIS COMUNS

  • Área das Artes e do Espetáculo
  • Dança
  • Estudos Artísticos
  • Música
  • Som e Imagem
  • Teatro
  • Pintura
  • Designer
  • Cinema
  • Arquitetura

MATRIZ CURRICULAR

No âmbito da sua autonomia, as escolas têm liberdade de organizar os tempos letivos na unidade que considerem mais conveniente desde que respeitem as cargas horárias semanais estabelecidas.

Componentes de formação Disciplinas Carga horária semanal(tempos de 45 minutos)
10º ano 11º ano 12º ano
Geral Português 4 4 5
Inglês VI 4 4
Filosofia 4 4
Educação Física 4 4 4
Subtotal 16 16 9
Específica Desenho A 6 6 6
Escolhe duas disciplinas deste grupo
Geometria Descritiva A
Matemática B
História da Cultura e das Artes
6
6
6
6
6
6


Escolhe uma ou duas disciplinas deste grupo
Oficina de Artes
Oficina Multimédia B
Materiais e Tecnologias




4
4
4
Escolhe uma disciplina deste grupo caso só tenha escolhido uma do grupo anterior
Antropologia
Aplicações Informáticas B
Clássicos da Literatura
Economia C
Filosofia A
Geografia C
Psicologia B
Inglês (Continuação da formação geral 10º e 11º ano)














4
4
4
4
4
4
4
4
Subtotal 18 18 14
Educação Moral e Religiosa (frequência facultativa) 1 1 1
Total 34 a 35 34 a 35 23 a 24

NOTA: A abertura das disciplinas de opção está condicionada à existência de pelo menos 20 inscrições.

LEGISLAÇÃO

  • Lei nº85/2009, de 27 de agosto (Estabelece o regime de escolaridade obrigatória e consagra a universalidade da educação pré –escolar e estabelece medidas que devem ser adotadas no âmbito dos percursos escolares dos alunos para prevenir o insucesso e o abandono escolares)
  • Decreto-Lei 176/2012 de 2 de agosto (Regula o regime de matrícula e de frequência no âmbito da escolaridade obrigatória)
  • Decreto-lei 139/2012 de 5 de julho (Estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão dos currículos dos ensinos básico e secundário, da avaliação dos conhecimentos a adquirir e das capacidades a desenvolver pelos alunos e do processo de desenvolvimento do currículo dos ensinos básico e secundário)

PROFESSORES RESPONSÁVEIS