(+351) 262 870 070
esrbp@esrbp.pt

Parlamento dos Jovens

2015-2016

2016-2017

Mais uma vez a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro participa no Projecto Parlamento dos Jovens, iniciativa da Comissão Parlamentar da Educação e Ciência, que envolve escolas de todo o país. Este programa procura, a par de outros objectivos, promover a educação para a cidadania e possibilitar aos jovens a oportunidade de apresentarem e discutirem ideias desenvolvendo a capacidade argumentativa. O tema em debate para o ano lectivo de 2015-2016 é, para o ensino secundário, Portugal: Assimetrias Litoral/Interior: Que Soluções?

Os alunos das três turmas envolvidas (10º, 11º e 12ª CT1) apresentaram as respectivas listas concorrentes à eleição dos deputados para a sessão escolar. Apurados os resultados, foram eleitos no conjunto 23 deputados que estiveram presentes na referida sessão, tendo os trabalhos sido dirigidos pelos alunos: Presidente da Mesa – Pedro Dinis, Vice-presidente – João Feliciano, Secretário – Rui Filipe. A agenda da Sessão Escolar incluía a escolha de medidas que integrariam o Projeto de Recomendação a apresentar pela nossa escola, assim como a eleição dos alunos que o irão apresentar em Leiria na Sessão Distrital a 22 de fevereiro. São eles: José Capinha (10ºCT1) Patrícia Cunha (11ºCT1) e Diogo Lucas (10ºCT1).

No dia 3 de fevereiro decorreram, no IPJ de Leiria, as provas de seleção para escolher os três elementos da mesa que irão dirigir os trabalhos da Sessão Distrital. O nosso aluno Pedro Dinis destacou-se pelo conhecimento que demonstrou ter para o exercício do cargo e pela simpatia, tendo sido eleito.

PDF – Projeto de Recomendação

 

8 e 9 de maio

Decorreu nos dias 8 e 9 de maio a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República. Durante dois dias discutiu-se Os 40 Anos da Constituição e do Poder Autárquico – Desafios ao Poder Local. Os jovens deputados Andreia Galvão (10ºLH2) e José Capinha (11ºCT1), eleitos pelo distrito de Leiria, apresentaram e defenderam, de modo muito eficaz, as medidas propostas pelo seu círculo. O Gabriel Frade (11ºCT1) acompanhou-os no papel de jornalista, tendo tido a oportunidade de experienciar o quotidiano de um repórter na AR.

É com muito orgulho que aqui divulgamos a superior participação destes nossos alunos na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens que, a tão alto nível representaram O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro. Para eles os nossos agradecimentos e PARABÉNS!

 

23 de janeiro

40 ANOS DE CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA E DO PODER AUTÁRQUICO

No dia 23 de janeiro realizou-se a Sessão Escolar do Projeto Parlamento dos Jovens, tendo-se debatido o tema «40 Anos de Constituição da República Portuguesa e do Poder Autárquico». Os 31 deputados eleitos, pelas 5 Listas concorrentes, apresentaram e defenderam as suas propostas, tendo, no final, escolhido aquelas que passariam a integrar o «Projeto de Recomendação» da nossa Escola. Elegeram, ainda, os alunos que, em sua representação, as irão defender na Sessão Distrital, no dia 21 do mês de fevereiro. A estes alunos, José Capinha (11º CT1), Andreia Galvão (10º LH2) e Fábio Moniz (10º AV1) desejamos uma boa participação na segunda fase do Projeto.

Os alunos das sete turmas do ensino secundário que, desde o início do ano, integraram esta iniciativa, seja como membros das listas concorrentes, seja como elementos da Comissão Eleitoral, tiveram a oportunidade de conhecer melhor as instituições que constituem o Poder Local, o seu funcionamento, e os problemas que as mesmas enfrentam. Puderam ainda reflectir, discutir e apresentar as suas questões sobre as condições da localidade/comunidade a que pertencem, assumindo uma atitude cívica.

Regista-se a boa participação de todos os alunos envolvidos e destaca-se o empenho daqueles que permitiram que este projeto se concretizasse.

A Escola Sec. Rafael Bordalo Pinheiro passou à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens. Os nossos alunos estão  de parabéns!