(+351) 262 870 070
esrbp@esrbp.pt

Ação 6

logos

Curso de Formação: Oxford – “Shakespeare in Europe”

Integrado no programa Erasmus+, Ação K1, decorreu em Oxford, entre os dias 11 e 17 de setembro, a formação , que contou com a participação da Professora Alexandra Sampaio, Coordenadora de Projetos da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

Com um programa muito exigente, desafiante e altamente motivador, a formação contou com participantes da Alemanha, Bulgária, Estónia, Grécia e Portugal, superiormente dirigidos pelo Holandês Fokko Dijkstra.

Shakespeare in Europe

Tendo por base a peça de Shakespeare, Rei Lear, todo o trabalho se desenvolveu à sua volta, implicando tarefas antes, durante e após a formação.

Tudo se iniciou com um booklet que continha a mais diversa informação – estudos variados sobre o autor e a peça, os variados locais a visitar e a sua respetiva história, os textos a trabalhar, as variadas versões fílmicas da obra, adaptações, etc.

O programa mostrou-se de uma riqueza e variedade muito interessantes, que proporcionou aos participantes experiências e vivências únicas: visitas detalhadas aos vários Colleges de Oxford onde as elites Britânicas são formadas; um longo passeio a pé por Port Meadow; as visitas a Stratford-upon-Avon e Londres, a locais por onde Shakespeare passou, viveu, trabalhou e morreu.

De destacar ainda o facto de se ter assistido em Londres à peça 1984 de George Orwell, no Playhouse Theatre, numa brilhante encenação e fascinante trabalho de luz e som.

A formação permitiu ainda aos participantes trabalhar em conjunto textos, quer através da tradução para as suas línguas de um soneto de Shakespeare, quer através de leituras em voz alta e ainda através de inúmeras representações de extratos do Rei Lear, encarnando os formandos diferentes personagens, quer ainda através do desenho e pintura de algo significativo relativamente ao que se tinha visto. Por fim foram trabalhadas as gravações feitas ao longo da semana e editado um trailer do Rei Lear representado pelos participantes.

O balanço destes dias é extremamente positivo, já que contribuiu de forma inequívoca para o enriquecimento dos participantes, quer a nível cultural, social e linguístico, mas, e fundamentalmente, a nível formativo para os docentes a quem se exige no mundo atual estar verdadeiramente disponíveis para novas formas de trabalho, numa perspetiva da escola aberta ao exterior.

DIA 1

Arrival

8 p.m: First dinner at The Crown

Meeting each other, introduction to the programme

DIA 2

Oxford

8:45, Carfax Tower

-00 am: Drama workshop + film-making tools at St Anne’s College

-First performance: ‘Division of Empire Scene’ (the Castle mound)

-Second Performance: ‘Edmund’ (Bulwarks Lane)

-Visit to Ashmolean Museum: classical inspiration exercise

-Visit to the Bodleian Library – ‘The first folio’

-First presentation of Shakespeare play (participant’s choice of form)

DIA 3

Stratford-upon-Avon

-00 – 10.00 am: Rehearsals, St.Anne’s College

-30 am: Coach to Stratford

-Visit to Shakespeare’s Birthplace and Museum

-Performance: ‘The entrance of the Fool’ (Shakespeare’s Birthplace garden)

-Walk through Stratford (past Shakespeare’s school)

-Visit to Shakespeare’s grave at Holy Trinity Church

-Performance: ‘Sisters’ rejection of Lear’ (Holy Trinity Church graveyard)

-Second presentation of Shakespeare play (participant’s choice of form)

DIA 4

Oxford

9 a.m, Carfax Tower

-Walk: Port Meadow

-Performance: ‘Lear naked in the storm + Tom O’Bedlam (Edgar)’ (Godstow Nunnery)

-Performance: ‘Blinding of Gloucester’ (scene) > Edgar guiding and ‘tricking’ his blind father Gloucester (silent mime) (Godstow Nunnery)

-Lunch at ‘The Plough’

-Discussion: ‘Before and after’ – Shakespeare themes in other contexts

-Third presentation of Shakespeare play (participant’s choice of form)

DIA 5

London

9:00, Carfax Tower

-Coach to London

-Shakespeare’s London: Southwark

-Performance: Final death scene (Soutwark cemetery)

-Globe Theatre tour and exhibition

-Shakespeare’s London: The City

-Museum of London

-Fourth presentation of a Shakespeare play (participant’s choice of form)

-7.30 pm: 1984 (adaptation of George Orwell’s novel) – Playhouse Theatre

DIA 6

Oxford

9 a.m, Carfax Tower

-Trailer Exercise

-Final Performance (all pieces)

-Bringing Shakespeare to life in the classroom (Synthesis and Chains)

-Video editing workshop (optional)

-00 p.m: Final Dinner at The Eagle and Child

DIA 7

Departure

 

PDF – Livro produzido no contexto do curso realizado