(+351) 262 870 070
esrbp@esrbp.pt

Ação 5

logos

Programa e conteúdos de Curso Estruturado – “Reading the City: Tuscany, Italy”

De 28/08/2016 a 03/09/2016

O curso abrange 56 horas de formação ao longo de 7 dias. Abaixo encontra-se a proposta de programa para o Reading the City: Tuscany, Italy.

DIA 1

– Orientação individual:

– Receção do grupo e apresentação do curso;

– Objetivos;

– Formação de equipas;

– Jantar informal para conhecer os outros participantes e formadores.

DIA 2

– A Identidade e a Cidade;

– Instituto de Arte Petrocchi;

– Apresentação do “Reading the cities” na Toscânia;

– Apresentação dos participantes e da sua cidade;

– Palestra ”Cidade e Identidade”;

– Visita à escola;

– Apresentação do trabalho prático;

– Apresentação do projeto de preparação.

DIA 3

– A  Arte e a cidade;

– Comboio para Lucca;

– Leitura dos edifícios de três formas: 1000 perguntas; Visita guiada em Pisa;

– Reflexões e discussões das visitas da cidade e temas do projeto.

– Preparação dos grupos para as apresentações.

DIA 4

– A cidade como museu

– Palestra ‘”A leitura da cidade como um museu “;

– Comboio para Florença;

– Explorando Florença através de dispositivos móveis de aprendizagem e de ampliação da realidade;

– Em pequenos grupos, ler a cidade de Florença como um museu. Exercícios de exploração;

– Preparação de trabalho prático.

DIA 5

– Turismo, Herança e Cidade

– Visita a Villa Celle, uma dos mais importantes coleções de arte contemporânea na Toscânia;

– Preparação do trabalho prático sobre as Pequenas Exposições;

– Visita ao Museu Marino Marini, Pistoia;

– Workshop sobre Cidadania

–  Workshop prático de grupo. Uma reconstrução de um processo democrático.

DIA 6

– Usando todos os seus sentidos

– Workshop prático, tempo para a preparação da apresentação;

– Apresentações de trabalhos dos grupos;

– Visita ao Museo Civico Pistoia

– Visita guiada ao viveiro de plantas. Olhando o desenvolvimento económico de Pistoia.

DIA 7

– Uma discussão sobre a forma de reunir os trabalhos e colocá-los num contexto europeu;

– Validação dos resultados da aprendizagem;

– Certificação.

Ler a Cidade

O curso, “Reading the City” (Lendo a Cidade), realizou-se em cidades da Toscânia, Itália, e teve como objetivo central a utilização, descoberta e exploração da cidade, como um recurso no ensino e aprendizagem partindo do pressuposto de que a cidade, como local de pertença, é o lugar a partir do qual se constroem identidades.

No curso estiveram uma vez mais professores de diferentes países: Portugal, Grécia, Suécia, Polónia, Letónia, Finlândia e Turquia. Durante o curso a reflexão incidiu sobre aspetos como: identidade e cidadania europeia; grupos minoritários; urbanismo e aprendizagem; cidade e património; arte e cidade; desenvolvimento e planeamento da cidade; e educação ao ar livre.

Foram efetuadas visitas a vários sítios e cidades italianas: Pistoia, Lucca, Florença, Villa Celle. O “Instituto de Arte Petrocchi”, na cidade de Pistoia foi o local anfitrião, onde decorreu a maioria das atividades. Esta escola está vocacionada para a preparação de profissionais em áreas como a pintura, decoração mural, arquitetura, escultura, restauração de arte e arte aplicada à indústria, tendo por isso algumas similitudes com a Escola Bordalo Pinheiro.

Com a visita aos Museus Marino Marini, ao Museu Cívico e ainda a um dos maiores viveiros de plantas em Pistoia, o que faz desta localidade uma das mais importantes zonas de produção de plantas da Europa, e também com a participação em várias palestras: ”Cidade e Identidade”; “A Arte e a cidade”; “A cidade como museu”; “Turismo, Herança e Cidade”, os participantes obtiveram materiais propícios à interpretação das diferentes partes das cidades, correspondentes a diferentes períodos históricos e à compreensão das suas metamorfoses, patentes nas suas ruas, bairros, arquitetura e também nas coleções de arte. Refira-se que previamente ao curso, cada professor preparou um trabalho sobre um museu da sua cidade. No caso dos participantes portugueses, Carlos Ubaldo, Coordenador do Projeto, Helena Rodrigues, Subcoordenadora, e Paulo Leonardo, Responsável TIC do Projeto, foram preparados trabalhos sobre os Museus Barata Feyo, Atelier-Museu António Duarte e Museu da Cerâmica.

O Curso de Formação, “Reading the City: Tuscany, Italy”, decorreu na região da Toscânia – Itália entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro de 2016 com a participação dos professores, Carlos Ubaldo, Helena Rodrigues e Paulo Leonardo. Participaram ainda profissionais do ensino dos seguintes países: Grécia, Suécia, Letónia, Finlândia, Polónia e Turquia.

 

Alguns dos trabalhos realizados pelos professores do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro que participaram no curso.

Na sequência do curso frequentado foi disponibilizado um conjunto de materiais que podem ter utilidade em vários grupos disciplinares.

PDF – 1 – Sharing Landscapes Book”

PDF – 2 – Reading the City Tuscany Lecture List”

PDF – 3 – Reading Buildings RTC”

PDF – 4 – A place is a space”

PDF – 5 – Websites Tools and Apps V2.0″