(+351) 262 870 070
esrbp@esrbp.pt

Notícias

27 Set 2017

3.ª EDIÇÃO DO APPS FOR GOOD 16/17

O Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro esteve presente no Evento Final do Concurso Apps For Good – 3ª Edição 2016/2017, que decorreu no dia 20 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, tendo sido premiado com o 2º lugar.

O AERBP apresentou-se no concurso com a app “Articulândia | Articular nunca foi tão espetacular!”. Esta aplicação atua no campo da Terapia da Fala auxiliando no treino da articulação de fonemas bem como de palavras e frases associados aos mesmos.

O Evento Final deste concurso começou com o Pitch de cada uma das equipas, momento em que o Rodrigo Anjos e o Tomás Barros receberam um retorno muito positivo dos jurados.

Seguiu-se o Marketplace durante o qual os dois alunos tiveram oportunidade de mostrar a app a funcionar num smartphone e num tablet. O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, também passou por lá e mostrou-se muito interessado.

O dia foi realmente cheio pois, entre o Pitch e o Marketplace, ainda tiveram tempo para gravar um testemunho para a SIC.

O melhor do dia estava para vir com o anúncio da app “Articulância” como vencedora do 2º prémio!

Os restantes prémios foram distribuídos por escolas de Norte a Sul:

1º Prémio – «Pensa Antes de Publicar» da Escola secundária Dr. Ginestal Machado

3º prémio – «Book Trade» da Escola Secundária Serafim Leite

Prémio Público: SOSignal do Instituto dos Pupilos do Exército

Prémio Jovens Empreendedoras no Digital – SIEMENS – Júlia Pereira (Escola Domingos Rebelo – Açores), Matilde Teixeira (Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó) e Mónica Marona (Escola Secundária Dr. Ginestal Machado).

O Apps For Good é um movimento tecnológico educativo, com origem no Reino Unido, que tem como objetivo o desenvolvimento de apps, para smartphones ou tablets, que respondam a questões relevantes do dia-a-dia. Envolve centenas de alunos, professores, parceiros e especialistas que, durante um ano letivo, desenvolvem o seu projeto seguindo uma metodologia específica. A informação referente à competição portuguesa está disponível no endereço www.cdi.org.pt.